Rajoy conclama uma "Catalunha para todos"

Rajoy conclama uma "Catalunha para todos"

postado em 13/11/2017 00:00
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, conclamou a população a ;recuperar a Catalunha para todos;, na primeira visita à região desde que destituiu o governo separatista e convocou eleições regionais para 21 de dezembro. Durante comício do Partido Popular (PP), ontem, em Barcelona, Rajoy pediu ;a todas as empresas que trabalham ou que trabalharam na Catalunha que não se vão;, na tentativa de conter o êxodo que levou mais de 2 mil companhias a deixarem a região desde o começo de outubro, quando um referendo confirmou a autodeterminação da Catalunha. Aos cidadãos comuns, o pedido foi para que compareçam às urnas para ;restaurar a normalidade; da região. ;Queremos uma participação sólida para começar uma nova era política de tranquilidade, normalidade, convivência e respeito;, justificou.

A visita de Rajoy ocorreu um dia depois da manifestação em que cerca de 750 mil pessoas foram às ruas de Barcelona pedir a libertação dos líderes separatistas presos. ;Restabelecemos a ordem legal e democrática; foi isso o que ocorreu, e não outra coisa;, frisou o chefe de governo espanhol, rebatendo as acusações de autoritarismo feitas pelos separatistas. ;As medidas excepcionais só devem ser adotadas quando não há outro caminho;, afirmou, sobre a aplicação do artigo 155, que lhe permitiu, há duas semanas, destituir o governo regional, dissolver o parlamento e convocar eleições.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação