Jovialidade garantida

Jovialidade garantida

Democrática, a franja está em alta e pode ser adotada por qualquer pessoa, inclusive as cacheadas

Ana Flávia Castro*
postado em 19/05/2019 00:00
 (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)









Artifício perfeito para quem quer mudar o visual sem mexer no comprimento dos cabelos, a franja se tornou a queridinha da vez. Além de trazer jovialidade, o corte é ideal para dar mais personalidade ao look e também serve para modelar e destacar características específicas do rosto.

Sueli Maeda, visagista com especialização em corte e tintura do salão Helio Diff, explica que as franjas são democráticas e que qualquer uma pode aderir. ;Dependendo do que você quer expressar, é possível encontrar o tipo ideal para a sua personalidade;, garante.

Além disso, o truque pode ser utilizado para dar destaque ou esconder características específicas. ;É sempre bom conversar com um especialista, porque as franjas podem ressaltar algumas partes, como o nariz ou o olhar, e também harmonizar o formato do rosto. Depende muito do que a cliente está procurando.;

E o mito de que as franjinhas são cortes de criança está ficando cada vez mais de lado. Bruno Oliver, visagista do Oliver Salon, destaca que os modelos mais certinhos podem até conferir essa característica, mas, hoje, elas estão mais estilosas com formatos diferenciados e ficam cada vez mais distantes da ideia do corte infantil.

Uma imagem arrojada era o que a estilista Fernanda Difuzi, 36 anos, tinha em mente quando procurou Sueli para dar uma repaginada no look. ;Ela tem o rosto bem expressivo e quer uma franja mais dramática. Como Fernanda trabalha com moda, esse tipo de corte confere um ar mais fashionista;, acredita a visagista.

A estilista conta que adora franjas e sempre aderiu ao penteado. Mas, desta vez, decidiu inovar. O tipo escolhido foi a baby bang: mais curtinha e cheia de personalidade. ;Eu não queria uma franja comum. Para mim, o modelo trouxe mais modernidade;, alegra-se.

As cacheadas também não precisam ficar de fora quando o assunto são as franjas ; nem precisa apelar sempre para o secador e a chapinha. Existem formatos e tipos de corte específicos para realçar os cachos. O cuidado, porém, admite Sueli, precisa ser maior: ;Esse tipo de cabelo exige muita atenção do especialista para que a franja não deixe o cabelo armado e cause incômodo.; Para controlar o resultado, é feito um acompanhamento do tipo de cacho com o auxílio de um especialista.

Como finalizar
A chapinha e o secador são a saída mais fácil para quem quer uma franja mais arrumada. No entanto, o uso recorrente desses tipos de fontes de calor pode prejudicar o fio. Bruno Oliver recomenda que, para quem quiser lançar mão desses artifícios, é importante manter o bico do secador longe dos fios. A melhor opção é secar da forma mais natural possível, e uma alternativa segura para modelar as madeixas é aplicar pomadas de fixação, que têm uma textura diferenciada, ou spray fixador.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação