O dia em que a bola parou

O dia em que a bola parou

Modalidade mais popular do mundo suspende atividades pela primeira vez desde as guerras mundiais. Em decisão conjunta, Eurocopa e Copa América são adiadas para 2021. Fifa posterga novo Mundial de Clubes com 24 times

postado em 18/03/2020 00:00


Ligas nacionais e continentais suspensas, Eurocopa e Copa América adiadas para 2021, desistência por parte da Fifa do lançamento do Mundial de Clubes com 24 times... O futebol atravessa um momento inédito em sua história recente devido à pandemia do coronavírus: é preciso voltar às duas Guerras Mundiais para encontrar uma situação similar no calendário do esporte mais popular do planeta. A Eurocopa-2020, inicialmente prevista para junho e julho e que seria disputada em 12 cidades para comemorar os 60 anos de história da competição, foi adiada para 2021, assim como a Copa América, que aconteceria na Colômbia e Argentina em datas similares.

;É uma situação excepcional, ligada a uma questão de saúde pública;, explica Paul Dietschy, historiador especializado em futebol, distinguindo a atual situação com as suspensões do passado, ligadas a conflitos bélicos. ;O que diferencia é a temporalidade. A crise atual chega ao fim do inverno (europeu), que é um momento crucial para as competições. Durante a primeira Guerra Mundial (1914-1918), chegou entre duas temporadas;, comparou.

É o mesmo caso da Copa do Mundo de 1942, que nunca foi atribuída a alguma sede devido à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um conflito que também provocou o cancelamento das edições de 1940 e 1944 dos Jogos Olímpicos.

Com a exceção da Inglaterra, os principais campeonatos europeus continuaram suas atividades durante esse período. Exceto na temporada 1939-1940, devido à invasão alemã do país, na França o campeonato sempre foi disputado. Na Itália, houve futebol até 1943 (a competição voltou em 1945) e, na Alemanha, até 1944 (voltou em 1947).

;Havia uma vontade de animar as pessoas, de se divertir, até que não foi mais possível. A ideia para as autoridades era mostrar que a situação estava controlada, normal;, explicou Dietschy.

É preciso voltar até os tempos da Primeira Guerra Mundial para ver os grandes países do futebol se privarem da bola por vários anos, mas, naquela época, o esporte ;não estava desenvolvido como em 1939 ou hoje;. ;O sentimento patriótico também era muito forte, o que facilitava na decisão de suspender as atividades;, completou o historiador.

Na Itália, o início da temporada 1973-1974 foi adiado devido a um surto de cólera em Nápoles, mas nada que se possa comparar à atual pandemia do coronavírus.

Mundial de Clubes
Ontem, a Fifa confirmou oficialmente o adiamento do novo Mundial de Clubes, que seria realizado em 2021, na China. A entidade máxima do futebol deve definir hoje a nova data do Mundial de Clubes. ;O mundo está enfrentando um desafio de saúde sem precedentes e claramente se exige uma resposta global e coletiva. Cooperação, respeito mútuo e compreensão precisam ser os princípios em mente para todos os líderes nesse momento crucial; declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em nota.

O Conselho da Fifa terá nesta quarta-feira uma videoconferência em que serão sugeridas as seguintes medidas: o aceite aos adiamentos da Copa América e da Eurocopa de 2020; o reagendamento do novo Mundial de Clubes (para 2021, 2022 ou 2023); a discussão com as autoridades chinesas sobre o impacto da suspensão do Mundial de Clubes de 2021; e o estudo do impacto das atuais mudanças no calendário das confederações. O presidente Gianni Infantino espera que a situação do vírus da Covid-19 esteja melhor até o fim de abril.

A Copa América não é a única competição sul-americana afetada pelo surto de coronavírus. Anteriormente, o início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, que teriam os primeiros jogos disputados de 27 a 31 de março, foram adiados, com data a definir.


Como ficou?
Copa América: 11/6 a 11/7/2021
Eurocopa: 11/6 a 11/7/2021



Copa do Nordeste é paralisada
Depois de suspender todas as competições nacionais de futebol por tempo indeterminado por causa da pandemia de coronavírus, a CBF aceitou a deliberação da Associação de Clubes de Futebol do Nordeste e também decretou a suspensão da Copa do Nordeste, sem data para retorno. O torneio reúne 16 equipes da região Nordeste do Brasil, como Bahia e Vitória, Ceará e Fortaleza, Náutico, Sport e Santa Cruz, entre outras. A competição estava na primeira fase, faltando uma rodada para terminar. Depois seriam realizados os confrontos de mata-mata. Na reunião dos clubes, alguns queriam que, pelo menos, a oitava rodada fosse disputada com portões fechados, mas isso não aconteceu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação