Formatação rápida

postado em 20/03/2014 00:00
 (foto: Ninite/Reprodução de tela)
(foto: Ninite/Reprodução de tela)
Ao comprar um micro novo, ou quando acontece algum ;desastre; e é preciso formatar o disco rígido, uma tarefa entediante e demorada é a instalação daquele grupo de programas básicos que estavam instalados no micro antigo. Navegadores, mensageiros eletrônicos, programas de edição de imagem e vídeo, conjunto de aplicativos como Office e similares, clientes para arquivos nas nuvens e um outro tanto de programas que irão consumir um bom tempo do seu dia. Ou melhor, iriam, se você usar o site www.ninite.com, que funciona como um assistente de instalação automatizado.

Ele oferece uma lista de mais de 90 programas dividida em 13 categorias que certamente contém 90% dos programas que você utiliza no dia a dia. O funcionamento é bastante simples. Na página inicial, selecione os programas que deseja instalar. Em seguida, clique no botão Get Installer. Em alguns instantes uma pequena caixa de dialogo é exibida para ser baixado o instalador. Clique no botão Download e execute o programa baixado na sequência.

O Ninite reconhece se o micro possui processador de 32 ou 64 bits e faz o download da versão mais adequada. Ele rastreará permanentemente novas versões e fará as atualizações. Um cuidado que o instalador tem é responder não para barras de ferramentas ou outras porcarias que alguns programas insistem em empurrar durante a instalação. Uma vez iniciada, você pode minimizar a caixa de diálogo e continuar suas atividades. Não será necessária nenhuma intervenção, na maioria das vezes.

Se você voltar a executar o instalador, ele mostrará o estado atual dos programas, indicando se estão atualizados ou então, se você quer repetir a instalação, caso tenha removido um dos programas. A quantidade de programas selecionados e o tamanho dos arquivos de instalação de cada software poderão ocupar bom espaço em disco e tempo de instalação. Nos testes que fiz o processo foi totalmente automático.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação