Oportunidade

Oportunidade

postado em 04/05/2014 00:00
Na próxima quarta-feira, os sul-africanos votarão em listas fechadas para renovar o legislativo das províncias e as 400 cadeiras da Assembleia Nacional, que escolherá o próximo presidente. O atual chefe de Estado, Jacob Zuma, terá como principal adversária a líder opositora Helen Zille.

Jacob Zuma
É o líder do Congresso Nacional Africano (CNA, esquerda nacionalista), partido ao qual o ex-presidente Nelson Mandela foi filiado até a morte. Zuma governa o país desde 2009 e ocupou o posto de vice-presidente entre 1999 e 2005. Atualmente, o CNA ocupa 264 cadeiras na Assembleia Nacional.

Helen Zille
Comanda a Aliança Democrática (AD, centrista) e é primeira-ministra da Província do Cabo Ocidental, única região do país onde o CAN foi derrotado nas urnas, em 2009. No passado, Zille foi uma importante jornalista e ativista antiapartheid. O partido tem hoje 64 deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação