Vitória com apoio dos Gomes

Vitória com apoio dos Gomes

postado em 31/10/2016 00:00
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), garantiu mais quatro anos de mandato. Apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes, ambos do PDT, o pedetista derrotou o candidato Capitão Wagner (PR), cujos principais ;cabos eleitorais; foram os senadores cearenses Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, e Tasso Jereissati (PSDB). Com 100% das urnas apuradas, o pedetista alcançou 56,94% contra 43,06% de Wagner.

A reeleição de Roberto Cláudio fortalece a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2018, na medida em que o ex-ministro terá um aliado no controle da máquina da quinta maior cidade do país. Por outro lado, a reeleição dele enfraquece os planos de Eunício de disputar o governo estadual daqui a dois anos. O peemedebista já tentou se eleger governador em 2014, mas foi derrotado por um aliado dos Gomes.

Roberto Cláudio terá maioria na Câmara Municipal. Segundo o prefeito, dos 43 vereadores da Casa, 31 são de partidos que fazem parte da coligação que o elegeu (PDT, PTB, Pros, PP, PSD, PMB, DEM, PCdoB, PSDC, PV, PSC, PSL, PTC, PTN, PEN, PRTB, PPL e PPS), além de outros quatro parlamentares que anunciaram apoio à gestão do pedetista nos últimos dias.

No segundo turno, o prefeito também contou com apoio oficial de outros partidos, como PSB, PRB, PRP, PMN e PHS. Após a candidata da sigla, a deputada federal Luizianne Lins, ficar em terceiro lugar no primeiro turno, o PT liberou seus filiados no segundo turno. Os principais quadros da sigla, como o governador do Estado, Camilo Santana, e o deputado federal José Guimarães, apoiaram Roberto Cláudio.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação