Gabaritos liberados

Gabaritos liberados

Inep divulga as respostas que serão consideradas corretas no Enem, mas edital não prevê a possibilidade de recursos

Ana Paula Lisboa
postado em 15/11/2017 00:00





Os gabaritos dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Correio, em parceria com o Centro Educacional Sigma, havia apresentado um padrão de respostas extraoficial no site Eu, Estudante e durante live no Facebook. Entre os 120 itens do primeiro domingo de prova (5) e os 90 do segundo (12), houve apenas uma divergência, na parte de ciências da natureza, numa pergunta de biologia (questão 104 no caderno rosa; 110 no amarelo; 113 no cinza; e 109 no azul).

A equipe de professores do colégio marcou a opção E, enquanto a banca do Enem definiu a alternativa A como a correta. Para o coordenador-geral de ensino médio do colégio, Eli Guimarães, o fato de a diferença ter sido mínima é para se comemorar. ;Os gabaritos que a gente vê, em geral, estão na ordem de concordância de 97%;, compara.

O edital do Enem não prevê a possibilidade de os candidatos entrarem com recurso caso discordem do padrão de respostas da banca. Questionado sobre o motivo, o Inep não respondeu até o fechamento desta edição. À frente da coordenação do ensino médio no Sigma, Eli Guimarães acredita que a falta de abertura para o diálogo sobre a resolução dos itens é negativa. ;Não vejo como problemática a possibilidade, no sentido democrático e de educação (em que tudo se pode questionar), de abrir o debate. É um avanço importante que ainda precisa vir;, opina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação