Edital aberto para a PCDF

Edital aberto para a PCDF

postado em 06/01/2020 00:00
Após muita espera dos concurseiros, o edital do concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi publicado. Estão sendo ofertadas 300 vagas para o cargo de escrivão, que exige nível superior completo em qualquer área de formação. Com salário inicial de R$ 8.698, o certame cria ainda mais expectativas. Além disso, o governador Ibaneis Rocha (MDB) deve autorizar outro concurso para a PCDF. Serão abertas 600 vagas imediatas para agente da corporação e 1,2 mil, para cadastro de reserva.

Gabriel Ramos, 24 anos, é auxiliar administrativo e está se preparando para o concurso de escrivão. Ele conta que sempre estudou sozinho, já que o deslocamento até o cursinho e a necessidade de acompanhar a matéria no ritmo de uma turma de 20 a 30 pessoas o fizeram descartar a hipótese de se matricular desde o início. ;Meu preparo, após a publicação do edital, é focado na revisão e na resolução de questões. O edital ficou bem menor, o que me tranquilizou;, diz. Sobre o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do concurso, o estudante comenta que é uma entidade séria e costuma cobrar assuntos sempre da mesma forma, o que torna possível um estudo orientado por questões de concursos passados.

Gabriel segue uma rotina para seus estudos: chega com duas horas de antecedência no trabalho para conseguir realizar parte das leituras pela manhã. No almoço, come rapidamente e realiza revisões de acordo com um cronograma. No período da noite, vai à academia, janta e termina o dia com mais uma rodada de estudos. ;Durante a minha trajetória de cinco anos nos concursos, sempre marginalizei uma rotina saudável. Hoje, consigo ver que é possível manter a saúde em dia;, assinala.

Preparação
Bruno Ferreira, 30, foi aprovado no último concurso realizado pela PCDF em 2013, para o cargo de escrivão. Ele continua atuando e conta que sua preparação para o concurso começou muito antes de o edital ser publicado, por isso, acredita que os concurseiros também devem estudar dessa maneira. ;Hoje, com o nível alto de dificuldade dos concursos, tem que começar o quanto antes, Definir uma área (tribunais, fiscal, policial), pegar o último edital e enfiar a cara nos livros. Assim eu fiz. Peguei o último edital do concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e comecei;, recorda.

Quando o edital foi publicado, Bruno já estava preparado e foi aprovado para a PM. Em seguida, o edital do concurso da Polícia Civil foi publicado e ele voltou ao foco, aproveitando os conhecimentos adquiridos nos 10 meses de estudo para o certame anterior. O policial dá uma dica: é necessário ter um plano de estudo com matérias e horários muito bem definidos. ;Particularmente, prefiro cursinho on-line, mas isso vai de cada um. De resto, não tem segredo: é sentar na cadeira e estudar muito.;

Das 300 vagas para escrivão na PCDF, 225 são de ampla concorrência, 60 para negros e 15, para pessoas com deficiência. Para participar, é preciso graduação em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B ou superior. O valor da taxa de participação é de R$ 199 e o pagamento deve ser realizado até 12 de fevereiro de 2020. Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, discursivas e prática de digitação, exames biométricos, avaliações médica e psicológica, capacidade física, sindicância de vida pregressa e investigação social. (LP, MF e VO)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação