Curtas

Curtas

postado em 01/08/2016 00:00
; Turquia
Apoio a
Erdogan na
Alemanha

Milhares de partidários do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se manifestaram ontem na Alemanha, onde a comunidade de emigrados turcos ficou dividida na resposta ao golpe fracassado de duas semanas atrás contra o governo de Ancara. Cerca de 40 mil pessoas marcharam em Colônia, agitando bandeiras do país e cartazes com o retrato do presidente (foto) e os dizeres: ;Erdogan, combatente pelas liberdades;. O lem a das manifestações ; organizadas pela União de Democratas Europeus-Turcos, considerada pró-governista ; foi ;contra o golpe de Estado e pela democracia;. Os participantes entoaram o hino turco e depois o alemão. Além disso, respeitaram um minuto de silêncio pelas 270 pessoas mortas na tentativa de um grupo de militares para tomar o poder, no último dia 15.

; Afeganistão
Atentado
contra hotel
na capital

Um potente caminhão-bomba foi lançado na madeurgada de hoje (noite de ontem, em Brasília) contra um hotel frequentado por estrangeiros na capital afegã, Cabul, deixando um número indeterminado de vítimas. A autoria do atentado foi reivindicada pela milícia islâmica Talibã, que combate o governo do presidente Ashraf Ghani, apoiado pelos Estados Unidos e por aliados ocidentais. De acordo com uma fonte de segurança consultada pela agência de norícias France-Presse, ;um caminhão carregado de explosivos impactou a entrada do hotel Northgate;, perto da base aérea americana de Bagram, no norte de Cabul. As linhas telefônicas foram interrompidas imediatamente. Em mensagem no Twitter, os talibãs disseram que o ataque deixou ;uma centena de invasores mortos;.

; Texas
tragédia
com balão é
investigada

A Junta Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) assumiu a liderança da investigação sobre o acidente de sábado com um balão que se incendiou e caiu no Texas, deixando 18 mortos, e pediu a testemunhas que forneçam vídeos ou fotos da tragédia. A identificação das vítimas de um dos piores acidentes com balões da história dos Estados Unidos será ;um longo processo;, informou o gabinete do xerife do Condado de Caldwell, em comunicado. ;Nosso objetivo não é resolver isso nesta semana;, anunciou Robert Sumwalt, funcionário da NTSB, falando à imprensa no Aeroporto Nacional Reagan, em Washington. ;Nosso objetivo é recolher as provas que poderiam desaparecer com o passar do tempo;, explicou, a fim de determinar ;por que aquilo aconteceu;. A Administração Federal de Aviação (FAA) e o FBI (polícia federal americana) estão ajudando na investigação. O balão pegou fogo e caiu logo após o amanhecer, no sábado, nos arredores da cidade de Lockhart, cerca de 50km ao sul da capital texana, Austin. Até a noite de ontem, as autoridades não tinham revelado qual a empresa que operava o balão, nem o nome das vítimas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação