Avaliação técnica

Avaliação técnica

postado em 20/03/2014 00:00
Acabamento da carroceria
A porta dianteira direita tem boa montagem, mas as outras estão desniveladas em relação à carroceria. A folga fixa das portas traseiras está bem diferente entre os dois lados. A tampa do porta-malas tem montagem satisfatória. A pintura contém vários pontos com impurezas e diferença na tonalidade das peças plásticas (para-choques) com a carroceria.

Vão do motor
O motor e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando bastante o acesso à manutenção. O isolamento acústico em relação ao habitáculo é bom. O leiaute está benfeito, deixando um aspecto limpo e organizado.

Altura do solo
Não houve interferências com o solo em saída de garagem com desnível e na transposição de quebra-molas salientes, inclusive com carga máxima (500kg). Não existe chapa protetora em aço para a parte inferior do conjunto motopropulsor.

Climatização
Sistema é automático digital e funciona bem. Há quatro difusores de ar no painel e mais dois no console central. É baixo o tempo para dar sensação de conforto no habitáculo. Existe regulagem diferenciada de temperatura para passageiro e condutor. O teto solar tem correta vedação ao sol (por tampa blindada deslizante), o que não prejudica a temperatura a bordo. O sistema tem boa vedação e o nível de ruídos de funcionamento é satisfatório.

Freios
Apresentaram ótimo comportamento dinâmico em geral. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e resposta, e as reações são uniformes nos dois eixos. A desaceleração é eficiente e segura. O espaço percorrido até a imobilização é coerente com a velocidade. O ABS atuou de forma eficaz. O acionamento do freio de estacionamento é por pedal. Numa condução bem esportiva, em longa descida de serra, a resistência térmica foi satisfatória.

Câmbio

Existe opção de uso esporte, no qual o salto na dinâmica e dirigibilidade é significativo. Apresentou ótimo funcionamento em geral. No quadro de instrumentos, display de ótima dimensão informa a opção selecionada.

Motor
É um projeto moderno, que gera ótima curva de potência e torque. Proporciona uma dirigibilidade prazerosa. Com o veículo carregado e ar-condicionado ligado, a perda é bem sentida, mas, ainda assim, é razoável. O motor é elástico e tem ruído baixo de funcionamento.

Nível interno de ruído
Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, asfalto ruim e terra, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade.

Suspensão
O conforto de marcha satisfaz para um sedã dessas dimensões, mas há perda relevante com carga máxima. A estabilidade é boa. No limite da aderência lateral, quando, no eixo traseiro ocorre um balanço inicial, entram em ação os controles eletrônicos de tração e estabilidade. A inclinação da carroceria é moderada em curvas feitas em alta velocidade.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância. O aro do volante tem opção de aquecimento para dias muito frios. Apresentou boa precisão na reta e em curvas. As reações são do tipo direta, mas homogêneas, e têm boa rapidez de resposta e sensibilidade satisfatória. As cargas do sistema assistido eletro-hidráulico estão bem definidas para o uso misto. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno agradam.

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é 435 litros e o encontrado pela nossa medição, 515 litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan


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