Águas Claras tem família hexa

Águas Claras tem família hexa

» ISA STACCIARINI
postado em 19/06/2014 00:00
 (foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)
(foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)


Apesar de ainda faltarem 25 dias para o fim da Copa do Mundo que pode definir o sexto título da Seleção Brasileira no Mundial, para uma família que mora em Águas Claras o hexa existe há várias décadas. Parte dos integrantes do clã têm seis dedos nas mãos e nos pés por causa de uma alteração genética, a polidactilia. O mais novo diagnosticado com a mutação tem 1 ano e 5 meses, enquanto o mais velho, 55. Para eles, diferente é ter apenas cinco dedos em cada membro.

Apesar de animados com a Seleção, eles passaram a repensar a ideia da conquista do título depois do empate sem gols com o México. ;Nós já somos hexa e o Brasil precisa suar muito a camisa para chegar ao nosso patamar;, brinca Sílvia Santos da Silva, 51 anos. A aposentada tem quatro irmãos e apenas o mais velho, de 58 anos, não herdou a alteração nos genes que começou com a avó paterna, Neusa Moreira da Silva. O pai de Sílvia, Francisco de Assis Carvalho da Silva, nasceu com seis dedos em cada mão e seis em cada pé. Desde então, o número de pessoas com a polidactilia só aumentou na família. ;O meu pai gostava de ser chamado de Mr. Six, e tudo que ele fazia era relacionado ao pseudônimo. Tanto é que, quando alguma mulher da família engravida, a novidade é saber se o bebê vai ou não ter seis dedos. Descobrir o sexo é coisa secundária;, ressalta.

Sílvia tem três filhos e apenas o mais velho não herdou a mutação. Os outros dois filhos da aposentada, Eduardo Assis, 15 anos, e Ana Carolina Santos da Silva, 28, têm a mesma característica da mãe. Ana Carolina brinca que a manicure não cobra mais caro. ;A unha de um dedo da mão sai de graça. Por uma questão de estética, as mulheres da família fizeram cirurgia para retirar o sexto dedo dos pés e poder usar sandálias abertas. Os homens têm a mesma quantidade nas mãos e nos pés;, explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação