Terapia do som

Terapia do som

Livro e oficina apresentam a função da música como instrumento para transformar a consciência

Vanessa Aquino
postado em 24/10/2014 00:00
 (foto: Ana Borges/Divulgação)
(foto: Ana Borges/Divulgação)


o poder do som para moldar comportamentos é conhecido desde a Antiguidade. Não é por acaso que a música tem sido usada com maior frequência como mecanismo de autoconhecimento e, até mesmo, para auxiliar em tratamentos de diversas enfermidades. É o caso da musicoterapia e das práticas de meditação e de ioga, cujo principal instrumento é a vibração vocal.

Para apresentar tais técnicas, a Vox Mundi ; escola de educação vocal, a partir dos cantos de tradição ; promoverá dois eventos em Brasília. O primeiro é o lançamento do livro Solte a voz e saia pela vida cantando, da psicóloga e terapeuta Silvia Nakkach, que também fará uma palestra na ocasião. O outro é a oficina Yoga da Voz.

De acordo com a coordenadora do Vox Mundi em Brasília, Ana Borges, a técnica de ioga da voz consiste em desenvolver o poder da respiração e flexibilidade vocal para cantar. ;Durante o workshop, vamos trabalhar a técnica e trazer para quem pratica o que é mais sutil no som;, esclarece.

Ela explica, ainda, que o uso do som e da vibração em ioga é tão antigo quanto a prática em si. ;O ioga da voz é uma prática evolutiva que oferece instrução, inspiração, pesquisa, orientação e supervisão em perceber a sua voz como uma arte de cura por meio de métodos hábeis para desenvolver o poder respiração, entonação, alcance e flexibilidade, proporcionando um contexto teórico e prático para libertar a voz para cantar, ensinar e executar com consistência e imaginação;, completa. Para isso, é utilizado um repertório com palavras invocatórias, sons antigos, mantras e cantos resgatados de diversas culturas; além de técnicas contemporâneas de jazz e improvisação vocal.

Ciência
Além de psicóloga e terapeuta, Silvia é compositora e pesquisa a ciência e arte do som na transformação da consciência. Ela integra o corpo docente do California Institute of Integral Studies de São Francisco. O trabalho de Silvia resultou na criação, há mais de 25 anos, do centro do The Vox Mundi Project, no Brasil, projeto de âmbito internacional. Como musicista, ela cultiva a voz como meio para transmitir a devoção e o amor que tem como compositora e a eficácia da música para transformar a consciência.

Silvia se debruçou sobre a tarefa de escrever o livro depois de trabalhar por vários anos tratando a questão da voz sob uma perspectiva ao mesmo tempo inovadora e ancestral. ;É uma abordagem cultivada a partir da experiência direta, dos sentimentos, da escuta dos pássaros, fundamentada numa sólida formação clássica;, diz a autora.

Segundo ela, a obra funciona como um guia para a descoberta do potencial da voz e do poder de liberar e cultivar a energia espiritual criativa. Trata-se de um currículo de práticas que, se executadas paciente e disciplinadamente, conduzirão a uma liberação da voz, bem como a uma apreciação mais sutil e elevada da arte do canto e das artes de amplo modo.

;Cada um de nós tem o poder de escolher entre a energia que nos liberta e a que nos aprisiona. Somos feitos de vibração e temos um potencial incondicional dentro de nós de ressoar com todos os campos vibracionais. A melhor maneira de soltar suas vozes é fazer dela um ato de amor.;

SERVIÇO

Solte a voz e saia pela vida cantando
Lançamento e noite de autógrafos. Palestra-vivência com a autora, Silvia Nakkach, na Livraria Cultura do CasaPark. Hoje, às 19h.

Workshop Yoga da Voz
Amanhã, das 11h às 16h. Clube de Meditação Amygo (Setor de Clubes Sul, trecho 2, lote 59).
Valor: R$ 100. É necessário fazer inscrição pelos telefones 3345-0766
e 9977-3163 ou pelo e-mail contato@voxmundibrasil.com.br.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação