Curtas

Curtas

postado em 13/11/2014 00:00
 (foto: Brendan McDermid/Reuters)
(foto: Brendan McDermid/Reuters)


; Nova York
Resgate no novo WTC



Uma operação de resgate realizada pelos bombeiros resultou no salvamento de dois lavadores de janelas que ficaram presos em um andaime na altura do 67; andar do novo World Trade Center, em Nova York, aberto há pouco mais de uma semana. Os trabalhadores preparavam-se para reingressar no arranha-céu quando um dos cabos de sustentação se soltou, deixando o andaime inclinado, em posição vertical em relação à fachada. Os socorristas quebraram janelas e puxaram os limpadores para dentro, sem necessidade de que fosse enviado outro andaime para o local. O novo edifício foi construído ao lado de onde ficavam as Torres Gêmeas do WTC, destruídas nos atentados de 11 de setembro de 2001.


; Egito
Marinha sob ataque

Pelo menos oito militares egípcios foram feridos ontem por atiradores que dispararam de um barco pesqueiro contra um navio da Marinha no Mar Mediterrâneo, ao largo do porto de Damietta, próximo ao Canal de Suez. Segundo informações da agência de notícias Reuters, quatro dos agressores foram mortos e outros teriam sido capturados. Até a noite de ontem, nenhuma organização tinha reivindicado a autoria do ataque, mas o país tem registrado ações recorrentes de extremistas islâmicos contra as forças de segurança, principalmente desde meados de 2013 ; quando os militares depuseram o presidente constitucional, Mohammed Morsy, ligado à Irmandade Muçulmana.


; referendo na Catalunha
Rajoy vê ;fracasso;

Um dia depois de ter descartado a opção de abrir um diálogo com o governo da Catalunha sobre o processo de autonomia da região, o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, classificou ontem como ;um profundo fracasso; a votação sobre o tema, no último domingo. Anunciada inicialmente como um referendo, mas depois transformada em um ato simbólico e informal, diante do veto imposto pelo Tribunal Constitucional de Madri, a votação teve 2,3 milhões de participantes, entre os 7,5 milhões de habitantes da região. Entre os votantes, 80% disseram ;sim; à autonomia. ;Embora eles esperassem uma participação maciça e resultados arrasadores, mais de dois terços não quiseram apoiar a teimosia de Mas;, afirmou Rajoy, referindo-se ao chefe do governo regional, Artur Mas.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação