Celebração católica na Cidade Ocidental

Celebração católica na Cidade Ocidental

» PALOMA SUERTEGARAY
postado em 01/08/2015 00:00
 (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)



Numa ampla área verde e ensolarada na Cidade Ocidental (GO), a 48km de Brasília, um espaço de religiosos franciscanos, fundado há 36 anos recebe milhares de católicos ao ano. Todo primeiro sábado de agosto, o santuário Jardim da Imaculada organiza o Canta Jardim ; festa de adoração, louvor e orações, como forma de homenagear o início do mês das vocações. O evento contará com a participação de cantores e bandas católicas. O local das comemorações é sede nacional do movimento da Milícia Imaculada (MI) no Brasil e também casa de formação inicial de freis, que costuma receber peregrinos de todo o país. A previsão é que o Canta Jardim atraia em torno de 45 mil pessoas este fim de semana.

Nesta edição, a programação contará com a presença de frei Josué e Comunidade Mel de Deus, frei Paulo Maria e irmã Zélia. No palco central, haverá shows e pregações. Os fiéis também poderão presenciar a chegada de helicóptero das imagens do Divino Pai Eterno, vinda de Trindade (GO), e de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A MI oferecerá ainda atividades específicas no auditório do santuário.

Para o reitor do santuário, frei Flávio Freitas, o Canta Jardim é mais que um encontro religioso e musical. ;O evento foi evoluindo ao longo dos anos e, hoje, também tem um papel social e cultural. Contaremos com palestras, cantinho para as crianças, além de atendimento médico e outros serviços.; Freitas explica que esta edição é mais que especial: ela lembra os 75 anos de martírio dao frei Maximiliano Maria Kolbe, um dos precursores da ordem franciscano, além de ser uma preparação para o aniversário de 300 anos do Encontro da Imagem da Nossa Senhora Aparecida, dos 100 anos da Nossa Senhora de Fátima das Aparições e do centenário de fundação da Milícia da Imaculada ; todos comemorados em 2017.

Lugar de adoração

O santuário é aberto diariamente ao público. No jardim, fica a igreja. Construído na década de 1980, o templo homenageia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e São Maximiliano. O espaço foi revitalizado há três anos, mas manteve as bases da construção original. A forma do edifício imita um manto de Nossa Senhora.

Para os frequentadores do Canta Jardim, o santuário é um lugar para celebrar a fé e a religião católica. ;Será um momento de bênçãos caindo do céu. Precisamos de muita misericórdia nesses tempos violentos;, afirma o motorista Stein Klein Barbosa, 40 anos, morador do Novo Gama. A mulher dele, a coordenadora da Pastoral da Criança Elaine Cristina, 37, também está animada para a celebração. ;Espero que todos possamos pensar em como receber os ensinamentos de Deus e ter mais solidariedade com o próximo.;

História

A Cidade Ocidental é a terceira cidade no mundo a receber a sede da Milícia Imaculada ; as outras ficam na Polônia e no Japão. O movimento foi fundado pelo frei polonês Maximiliano Kolbe, em 16 de outubro de 1917. O padre missionário franciscano morreu como mártir no campo de concentração nazista de Auschwitz, como voluntário para morrer no lugar de outro homem. ;Quando alguém fugia no local, 10 outros prisioneiros eram castigados pelos soldados alemães, com o objetivo de incentivar os cativos a vigiarem uns aos outros;, explica o frei Freitas.

Como punição quando alguém fugia, os nazistas escolhiam 10 pessoas aleatoriamente e as colocavam no chamado ;bunker da fome; ; um lugar pequeno onde os prisioneiros eram deixados, sem comer, até a morte. Ao ver o desespero de um pai de família escolhido para sofrer o castigo, Kolbe se ofereceu para tomar seu lugar. Em 1982, o religioso foi canonizado pelo papa João Paulo II.

"O evento foi evoluindo ao longo dos anos e, hoje, também tem um papel social e cultural"

frei Flávio Freitas, reitor do santuário

19; Canta Jardim

Hoje, a partir de 9h, no Santuário Jardim da Imaculada, Quadras 34/35, Área Especial, Cidade Ocidental
Telefone: (61) 3605-2652

Programação

; 9h ; Procissão com a imagem da Sagrada Família com frei Paulo Maria. Em seguida, louvor e oração (consagrado André e Ministério de Música MI)

; 10h ; Palestra: Espiritualidade na família, com frei Paulo Maria
; 11h30 ; Testemunho com a consagrada Lilia, da JMI ; Juventude da Milícia da Imaculada
; 12h ; Almoço
; 13h30 ; Divulgação do livro Os dons do Divino Espírito Santo, com o autor, padre Ailbe

; 14h ;
Palestra: Política na família, com Paulo Fernando;
; 15h30 ; Música e Terço da Misericórdia (consagrado André e Ministério de Música MI)
; 16h ; Missa com dom Waldemar Passini (bispo Coadjutor de Luziânia)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação