Guindaste cai e mata 107 em mesquita

Guindaste cai e mata 107 em mesquita

postado em 12/09/2015 00:00

Pelo menos 107 pessoas morreram e 200 ficaram feridas na queda de um guindaste sobre a Grande Mesquita de Meca, no oeste da Arábia Saudita, uma tragédia que ocorre a poucos dias do início da grande peregrinagem muçulmana. Por meio do Twitter, a Defesa Civil informou que equipes de resgate foram enviadas ao local do acidente imediatamente depois da ;queda de um guindaste na Grande Mesquita;. Uma hora antes, o órgão havia alertado para ;fortes chuvas;, enquanto fotos circulavam nas redes sociais mostrando um raio que poderia ter atingido o guindaste, provocando a queda.


O governador da região, príncipe Khaled al-Faiçal, ordenou a abertura de uma investigação. Imagens que circularam nas redes sociais mostravam vários corpos e pessoas ensanguentadas no interior da enorme mesquita onde uma parte do guindaste parece ter caído. Em vídeo postado no site YouTube, pessoas aparecem gritando e correndo, pouco depois de um grande estrondo. Uma enorme nuvem de fumaça também é visível.


A Grande Mesquita, apelidada em árabe de Masjid al-Haram (a mesquita sagrada), costuma estar lotada nas sextas-feiras, dia do descanso e das orações dos muçulmanos. Ela abriga em seu pátio a Kaaba, a enorme estrutura em forma de cubo negro, na direção da qual os muçulmanos de todo o mundo devem se curvar para orar cinco vezes por dia. O acidente ocorre num momento em que as autoridades se preparam para receber, entre 21 e 22 de setembro, centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo para o hajj, um dos cinco pilares do Islã que todo fiel deve cumprir pelo menos uma vez em sua vida, se tiver os meios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação