52 empresas de olho nas PPPs

52 empresas de olho nas PPPs

O alto interesse da iniciativa privada em administrar equipamentos públicos deixou o Executivo local animado. A previsão do Buriti é de que o Centro de Convenções e o Parque da Cidade tenham nova administração até o fim do ano

» FLÁVIA MAIA
postado em 21/01/2016 00:00
 (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

O interesse de 52 empresas privadas na administração de equipamentos públicos foi visto pelo Buriti como um sinal verde do setor produtivo para as parcerias sugeridas pelo governo. Nos bastidores, o Executivo local recebeu a informação com alívio. As parcerias público-privadas (PPPs), anunciadas no ano passado, são a esperança da gestão Rodrigo Rollemberg de sair da inércia. Sem dinheiro em caixa, o governador apresenta dificuldades em fazer investimentos e de criar uma marca. Assim, as parcerias surgem como uma oportunidade para mudar esse cenário. A lista da manifestação de interesse foi publicada ontem no Diário Oficial do Distrito Federal.

A previsão do Buriti é de que o Parque da Cidade e o Centro de Convenções sejam os primeiros com administração privada. A expectativa é que a mudança ocorra até o fim do ano. Segundo Rollemberg, o governo está convencido de que tanto o Parque quanto o Centro de Convenções devem ser feitos via concessão simples, com transferência da execução do serviço público para particulares por prazo certo e determinado. Ainda não há previsão de lançamento do edital. Por enquanto, 10 empresas mostraram interesse nos dois espaços (veja quadro).

A única certeza do governo é que o Parque da Cidade não poderá cobrar a entrada de visitantes. O governo quer que a exploração se dê por aluguéis dos espaços. Atualmente, os locais têm contratos antigos e os preços por mês estão defasados. Por exemplo, o restaurante de comida nordestina paga por mês R$ 1,4 mil por 317m;; o centro hípico, R$ 2,7 mil por 1,206 mil m;.

Na manhã de ontem, o governador se reuniu com o secretariado na Residência Oficial de Águas Claras para avaliar as propostas enviadas. ;Estamos analisando o que foi apresentado pelas empresas. O que já sabemos é que vamos iniciar pelas mais simples. O Centro de Convenções, por exemplo, para a gente está claro que é uma concessão simples. Então, já vamos preparar o edital;, informou.

A preocupação do governo era a de que a iniciativa privada não demonstrasse interesse pelo projeto por conta das experiências de PPP do governo anterior, o Centro Administrativo e o Centro de Gestão Integrada ; um deles não está recebendo pagamento e o outro está sob intervenção judicial. Porém, as tentativas fracassadas não assustaram os empresários. Companhias de todos os segmentos, locais e de todo o Brasil apresentaram propostas. A Cataratas Iguaçu S.A ; responsável pela gestão das Cataratas do Iguaçu (PR), a EcoNoronha, em Fernando de Noronha (PE) ; mostrou interesse por vários espaços: Parque da Cidade, torres de TV e Digital e o Zoológico.

Empresas que cuidam de centros de convenções de outras cidades também mostraram interesse pela unidade do DF. Assim como construtoras estão de olho na TransBrasília. ;A quantidade de empresas que mostrou interesse foi acima do esperado. Isso significa que o setor produtivo está confiante em Brasília, ainda mais em tempo de crise;, comenta Arthur Bernardes, secretário de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo do DF. Entre as pretendentes, também há as citadas em relatórios da Controladoria Geral da União (CGU). ;Vamos fazer tudo dentro da lei e com segurança jurídica;, garante o secretário.

Entre os empresários, há elogios com a medida do governo, mas ponderações sobre como será feita a PPP e suas viabilidades. ;Temos que torcer para os editais saírem logo, antes que a economia piore mais. Para o setor produtivo, é importante saber como serão feitos os investimentos e como o governo vai cobrar por essas cessões;, analisa Álvaro Silveira Júnior, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do DF.


Procura

Os espaços públicos e a quantidade de empresas interessadas

Centro de Convenções
Ulysses Guimarães 4
Iluminação pública 9
Parque da Cidade 6
Granja do Torto 2
Cidade Digital 4
Torre de TV 3
Torre de TV Digital 2
TransBrasília 2
Zoológico 1





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação