Viagem rapidinha, perto de Brasília

Viagem rapidinha, perto de Brasília

Conheça cinco destinos a até 600km de Brasília para conhecer no próximo feriado. Você se surpreenderá com a tranquilidade e o charme das cidades, além da natureza exuberante, como a Cachoeira do Funil, em Mambaí (GO)

» Márcia Delgado
postado em 02/03/2016 00:00
 (foto: Ion David/Goiás Turismo Divulgação)
(foto: Ion David/Goiás Turismo Divulgação)

O feriado da Semana Santa é um dos mais esperados do ano e não só para os cristãos. Além de rezar e relembrar a saga de Jesus Cristo, muitos aproveitam os dias de folga para descansar em um algum canto do Brasil e do mundo. Fora do circuito tradicional, há muitas belezas naturais que podem ser exploradas. E, acredite, bem perto de Brasília ; a até 600km de distância ;, existem lugares incríveis. O Turismo destacou cinco roteiros para você sair do convencional.

Quando se fala na Bahia, logo vem à cabeça o belo litoral. Mas no interior há muitas relíquias, como São Desidério. A cidade pequena, de 30 mil habitantes, é cercada de verde, rios, quedas d;água e fenômenos naturais únicos. É um ótimo roteiro para quem gosta de turismo de aventura e para aqueles que querem apenas contemplar as belas paisagens tomando uma água de coco e se deliciando com comidas típicas.

São Desidério fica a 580km de Brasília, seguindo pela BR-020. Está localizada ao lado de Barreiras, um dos destinos preferidos no carnaval. Entre suas preciosidades, está o Parque Nacional da Lagoa Azul. Caminhando 3km por uma trilha, os turistas chegam à lagoa espelhada e também à Gruta do Catão. O lugar é cercado por águas cristalinas e por paredões de rochas calcárias e diversas formações geomorfológicas. É perfeito para o ecoturismo e para esportes radicais, praticados com base na sustentabilidade.

O Sumidouro de João do Baio é um espetáculo à parte. Fenômeno único no Brasil, desafia os estudiosos. Trata-se de uma variação do nível da água, que sobe e desce de cinco a sete minutos. Guarde também outros nomes, como grutas da Beleza, das Pedras Brilhantes e do Buraco do Inferno. Aproveite o Paredão de Deus me livre para praticar rapel e tirolesa ou então se refrescar nas águas doces e cristalinas logo abaixo. Os passeios não custam mais que R$ 30. De quebra, você ainda pode tomar um café da manhã na casa dos nativos, tudo muito caseiro.

Os brasilienses são os turistas de fora do estado que mais buscam São Desidério. É o que informa Thiago Santos, condutor de turismo do município. De acordo com ele, a cidade recebe 3 mil pessoas por ano. Entre eles, estrangeiros. ;Quem vier a São Desidério terá a oportunidade de ficar em ambientes bem tranquilos;, garante.

Aventura
Mais pertinho, a 310km de Brasília, está Mambaí. Os principais atrativos da cidade goiana são: Cachoeira do Funil; rapel na claraboia de caverna ou em outros paredões dos cânions; e trilha Itaguassu. A famosa cachoeira é muito procurada devido ao exotismo de suas formações e ao grande potencial para a prática de esportes de aventura, como cascading (rapel em cachoeira). Está a 6km da cidade. Não se esqueça de colocar na mala: protetor solar, repelente, roupas leves e de banho, calçado tipo tênis ou outro antiderrapante, água e lanches rápidos e leves. O passeio custa R$ 20.

Para se ter ideia das riquezas naturais dessa localidade que já pertenceu a Posse, a área do município está 100% inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho. O nome Mambaí origina-se da fusão da palavra mangaba (fruto da mangabeira, planta nativa do cerrado) com o nome Bahia, devido à proximidade com esse estado. É só seguir pela BR-020 para encontrar as maravilhas esculpidas pela natureza.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação