Preso suspeito de roubar joalheria

Preso suspeito de roubar joalheria

» NATHÁLIA CARDIM
postado em 20/05/2016 00:00
A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos de participar do roubo a uma joalheria de um shopping de Taguatinga, em 26 de abril. Octávio Alves Dias, 25 anos, foi preso em Santo Antônio do Descoberto (GO) na noite de quarta-feira. Segundo a polícia, ele e dois comparsas entraram armados no estabelecimento, renderam dois funcionários e roubaram quatro mostruários de semijoias. Depois da ação, fugiram em um carro, que os aguardava no estacionamento do local. Outro acusado, Adílson Vieira de Souza, 27, cumpre pena por outros crimes em Abadiânia e encontra-se preso. O terceiro envolvido segue foragido.

O titular da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), Fernando César Costa, informou que as câmeras de segurança do shopping ajudaram a deter os criminosos. ;Assim que a polícia tomou conhecimento do fato, conseguimos identificar José Thiago Conceição Sampaio, de 27, que ainda não foi localizado. Isso acabou desencadeando uma investigação na DRF para encontrar os outros parceiros. Há dois dias, conseguimos confirmar a participação do Octávio no roubo;, detalhou o delegado.

As investigações apontaram que Octávio não tinha antecedentes criminais, mas Thiago tem passagens por outros dois crimes no DF. ;As informações que temos sobre a conduta do Thiago nos levam a crer que se trata de um grupo com atuação criminosa também em outras unidades da Federação. Todos foram identificados e tiveram a prisão decretada pela Vara Criminal de Águas Claras. Agora, continuamos na captura do restante do grupo;, acrescentou.

O material roubado, de acordo com o delegado, era revendido em cidades de Goiás. ;Eles vendiam por 20% do valor original. As peças eram levadas para cidades próximas a Brasília, como Alexânia, Abadiânia, Anápolis e Goiânia;, disse Fernando César. Octávio será indiciado por roubo, porte ilegal de arma e associação criminosa. Ele teve um mandado de prisão temporária expedido por cinco dias e está detido na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Outros crimes


Somente em 2016, houve registros de seis roubos e uma tentativa de roubo a joalherias do DF. Quatro ações foram cometidas por um grupo de seis adolescentes. Cinco deles foram apreendidos em uma operação da DRF e um morreu em uma briga entre gangues. No último dia 5, uma joalheria localizada em shopping do Guará foi assaltada por dois homens. Um deles usava uniforme semelhante ao da Polícia Militar. Marcos Antônio Moreira dos Santos, 31 anos, acusado do assalto, é um dos detentos que fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda em 21 de fevereiro deste ano e segue foragido. ;Ele cumpria pena em regime fechado havia 13 anos, antes de fugir da Penitenciária I, no pavilhão de segurança máxima, em fevereiro. Marcos é acusado em pelo menos 25 inquéritos por roubo qualificado;, afirma o titular da DRF.

Fernando César explica que os mais recentes roubos a joalherias praticados dentro de shoppings chamaram a atenção da polícia. ;Estamos investigando se há ligação entre os crimes. Não podemos afirmar nem descartar essa possibilidade. É uma circunstância que permanece sob a apuração da polícia;, concluiu o delegado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação