Alerta: Contém spoilers!

Alerta: Contém spoilers!

Fãs de séries se dividem entre os que adoram descobrir o que vem por aí e os que se aborrecem com a revelação do enredo. E você, ama ou odeia spoiler?

Por Beatriz Queiroz* e Ronayre Nunes*
postado em 25/06/2017 00:00

E se eu falar que o protagonista da sua série favorita morre no final da atual temporada? Ou pior: que além de morrer, ele vai matar o par romântico. Você ficaria chateado? Sim? Talvez? Não? O spoiler é um termo em inglês que indica uma informação muito importante para uma trama que as pessoas contam às outras antes da hora, estragando a surpresa que uma série, filme ou livro poderia proporcionar ao público. Trocando em miúdos: é estragar a experiência para quem ainda não viu o final.

É seguro afirmar que em dado momento você terá de lidar com os spoilers. Seja por redes sociais, seja por amigos, mas a forma de reagir a eles não precisa ser a mesma, pelo menos é o que ensinam Bruna Souza, Micaella França e Gabriel Cardoso.

A estudante Bruna é uma daquelas que detesta spoiler, principalmente porque muda a própria interpretação do que vai acontecer, além de tirar todo o clímax da história. ;Acho muito desagradável, porque de alguma forma, ao assistir ao conteúdo do spoiler que recebo, ainda que indiretamente, acabo por tentar analisar através da percepção que aquela pessoa me passou;, aponta Bruna.

;Um spoiler de que me lembro bem foi de uma série a que estava assistindo e um dos personagens morria. Fiquei muito chateada porque faltava muito para chegar a esse fato. A cada episódio a que assistia, eu sentia certa ansiedade e ao mesmo tempo uma perda de interesse pelo personagem;, lamenta.



Outro que não é nem um pouco fã de ficar sabendo as coisas antes da hora é Gabriel Cardoso. O estudante explica que o spoiler tira toda a expectativa que a produção apresenta e que também já teve experiências com relação a informações indesejadas. ;Acho horrível spoiler. Estraga o clímax do episódio ou do filme. Eu já recebi spoiler de Game of thrones no Snapchat e excluí a pessoa;, lembra. Sobre quem não se importa em receber spoilers, o estudante é direto: ;São pessoas melhores do que eu;.

Micaella França é uma dessas ;pessoas melhores;. A estudante conta que entende os spoilers como ;sacanagem;, mas afirma não se incomodar em recebê-los. ;Para me afetar ou chatear, a pessoa tem que me dar um spoiler muito grande de alguma série a que eu estou assistindo;, sustenta. Mas qual a explicação para ser essa pessoa tão paz de espírito em relação a isso? ;Eu acho que não me importo tanto em receber spoiler porque eu sou uma pessoa bem curiosa, então toda informação nova sobre as coisas é bem-vinda;, explica.

Micaella conta também que já recebeu informações antecipadas de uma série, mas não foi o suficiente para tirar a mágica da produção. ;No começo do ano, eu havia começado a assistir a Grey;s anatomy e uma colega da faculdade me deu um dos maiores spoilers da série. Eu fiquei um pouco chateada e em choque, mas superei rápido;, conta. Mesmo sendo uma pessoa desapegada, Micaella ainda mostra compaixão pelos que não conseguem lidar tão bem com os spoilers: ;Muita gente gosta de manter o mistério das coisas e prefere que não estraguem isso pra elas;.

* Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação