Eixo capital

Eixo capital

Ana maria campos/anacampos.df@dabr.com.br
postado em 30/06/2017 00:00
 (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Raquel Dodge defendeu execução da pena para Benedito Domingos

Entre as atuações da futura procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no Distrito Federal está o pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) de execução imediata da pena de seis anos imposta ao ex-deputado e ex-vice-governador Benedito Domingos (PP) pelo crime de dispensa ilegal de licitação. A medida foi adotada no ano passado quando o Supremo Tribunal Federal (STF) firmou entendimento de que as penas devem ser executadas quando há condenação em segunda instância. Benedito passou uma temporada na Papuda e, agora, cumpre pena em prisão domiciliar, por decisão do STJ, em decorrência da idade. Benedito tem 83 anos.




Cotado para cargo na direção da PGR

Há uma aposta de que o procurador regional Alexandre Camanho será o secretário-geral da Procuradoria-geral da República na gestão de Raquel Dodge. Os dois são amigos e o ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) foi um importante cabo eleitoral dela na campanha.





O que eles têm em comum?

Eles são base do governo Rollemberg, mas ensaiam voo próprio, a depender do cenário político. Os deputados Israel Batista (PV), Cláudio Abrantes (sem partido), Chico Leite (Rede) e Joe Valle (PDT) tomaram café ontem com o senador Cristovam Buarque (PPS/DF). O distrital Reginaldo Veras (PDT) só não foi porque está se recuperando de uma cirurgia. Um dos caminhos do grupo é lançar Joe candidato a governador ou uma composição com Rollemberg. Cresce a aposta de que Rollemberg e Joe possam fazer uma dobradinha na chapa, como candidatos a governador e vice. Cristovam e Chico Leite disputariam o Senado.


Denunciados com Fraga a um passo de serem julgados

Enquanto a denúncia contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) sobre concussão na suposta cobrança de propina para favorecer cooperativas de transporte ainda nem foi recebida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os demais envolvidos no caso, Júlio Urnau, José Geraldo de Oliveira Melo e Irones Lopes Bispo, estão prestes a ser julgados em primeira instância. É que o processo foi desmembrado e apenas a parte relacionada a Fraga, que tem foro especial, permanece no STF. Em relação aos demais denunciados, o processo tramita na Vara Criminal do Núcleo Bandeirante. O caso está concluso para julgamento. Fraga, Urnau e José Geraldo foram acusados de exigir R$ 800 mil de Irones Bispo, representante da Cooperativa dos Profissionais Autônornos de Transporte Alternativo do Garna e Distrito Federal ;COOPATAG, para favorecer a entidade na licitação realizada em 2008.


Demora em registrar sequestro irritou policiais civis

Causou grande indignação entre policiais civis da Delegacia de Repressão a Sequestros (DRS) a demora da Polícia Militar do DF em comunicar o caso do sequestro do bebê no Conic ontem de manhã. Desde que o fato veio à tona até o momento em que chegou na delegacia, transcorreram quase três horas. No fim das contas, o caso foi esclarecido, mas o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, não gostou nada, nada do que considera uma intromissão de policiais militares nas atribuições de sua equipe.




Denúncia no forno

O Ministério Público do DF não deve demorar para apresentar a denúncia relacionada à Operação Genebra. O promotor de Justiça Luís Henrique Ishihara, da 4; Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, responsável pela investigação, trabalha nos dados recolhidos para a elaboração da ação penal que deve incluir crimes de dispensa ilegal de licitação e lavagem de dinheiro. Entre os alvos, os três ex-dirigentes da filial de Petrópolis da Cruz Vermelha, que estão presos desde a semana passada, e ex-subsecretários da Secretaria de Saúde que se envolveram no contrato para a gestão de duas UPAs em 2010.


Programas semelhantes

O secretário de Cidades, Marcos Dantas, lamentou que a passagem de João Doria pelo DF tenha sido tão rápida. Dantas queria ter levado o prefeito de São Paulo para o Riacho Fundo 1, onde está em curso a 17; Operação do Cidades Limpas. O programa tem semelhanças com o Cidade Linda, de Doria, aquele em que o prefeito aparece vestido de gari: tapa-buracos, limpeza de boca de lobo, pintura de meio-fio, troca de lâmpadas queimadas e poda de árvores.


Medida calculada

O promotor Jairo Bisol, de Defesa dos Serviços de Saúde, cogitou pedir o afastamento dos deputados Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS), Bispo Renato (PR), Cristiano Araújo (PSD) e Júlio César (PRB) na ação de improbidade administrativa sobre a Operação Drácon, ajuizada ontem. Mas a avaliação final foi de que seria uma medida com pouca chance de ser aceita, uma vez que o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF rejeitou por 16 votos a um o afastamento proposto na denúncia.


A pergunta que não quer calar;.

A Câmara dos Deputados vai bloquear a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer?



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação