Poucas mudanças na cidade

Poucas mudanças na cidade

Despedida da Seleção no Mané Garrincha altera horário de alguns serviços públicos, enquanto lojas e shoppings estão livres para decidir como será o expediente neste sábado. A maior parte dos estabelecimentos funcionará normalmente

postado em 12/07/2014 00:00
 (foto: Bruno Peres/CB/D.A Press - 11/12/11 )
(foto: Bruno Peres/CB/D.A Press - 11/12/11 )
O Jogo entre Brasil e Holanda marcado para às 17h de hoje no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha vai afetar a rotina da cudade. Aém de mudanças no trânsito, o funcionamento de comércio, de órgãos públicos e dos pontos de lazer sofre alterações, assim como ocorreu em outras partidas.

Os ambulatórios dos hospitais, as Clínicas da Família, os Centros e os Postos de Saúde fecham as portas todo o fim de semana. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais da rede pública atendem apenas casos de urgência, seguindo escala de plantão. As centrais de relacionamento com o cliente de órgãos que prestam serviços básicos ao cidadão, como a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), funcionam 24 horas. Atividades de manutenção seguem esquema de plantão.

Quem pretende aproveitar o sábado para se divertir deve ficar atento à programação dos parques, que terão expediente reduzido. O zoológico funciona das 9h às 12h, assim como o Jardim Botânico. A Água Mineral abre as portas das 8h ao meio-dia. As delegacias não cumprem horário diferenciado, os agentes trabalham em esquema de plantão, assim como ocorre normalmente nos fins de semana.

No comércio, diferentemente das outras partidas da Seleção, não houve acordo para padronizar o funcionamento das lojas de rua e dos shoppings. Cada estabelecimento terá autonomia na definição dos horários de trabalho.

O que abre e fecha

; Companhia Energética de Brasília (CEB)
As agências da CEB não abrem hoje, mas equipes de manutenção e operação trabalham em regime de plantão. Atendimento ao cliente pode ser feito por meio do telefone 116.

; Companhia de Saneamento Ambiental
do DF (Caesb)
A Caesb também funciona em horário especial. Setores administrativos e postos de atendimento estarão fechados. O serviço de atendimento ao cliente, por meio do 115, fica disponível para atendimentos ao usuário 24 horas por dia.

; Jardim Botânico
Abre das 9h às 12h.

; Água Mineral
O Parque Nacional de Brasília funciona no sábado das 8h às 12h.

; Zoológico

O parque tem horário especial, das 9 às 12h.


; Procon
Administração e postos de atendimento ficam fechados.

; Delegacias
Expediente estendido em todas as delegacias, das 10h às 22h.

; Hemocentro
O ambulatório fica fechado e a coleta de sangue ocorre das 7h às 11h.

; Na Hora
Não haverá expediente.

; Metrô
Até 24 composições poderão circular nas quatro horas que antecedem o jogo e nas
três horas depois. Hoje, o embarque e o desembarque vão funcionar das 6h
às 23h30 em todas as estações.

; Saúde
As emergências dos hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionarão normalmente, 24h.

; Detran
Apenas atividades de fiscalização serão feitas.

; Museu Nacional da República
Funcionará normalmente, das 9h às 18h30.
; Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal informou que nada foi acordado entre os comerciantes. O funcionamento das lojas de ruas e dos shopping será definido pelos estabelecimentos. Confira abaixo os horários de atendimento dos principais centros de compras:

Pátio Brasil Shopping: funcionará das 9h às 16h. Após o término do jogo, a praça de alimentação voltará a funcionar até as 22h.
ParkShopping: expediente normal, das 10h às 22h.
Pier 21: funciona das 12h às 2h.

Taguatinga Shopping: lojas e praça de alimentação abertas das 10h às 22h.

Iguatemi: funcionamento normal,
das 10h às 22h.

Conjunto Nacional Shopping: terá horário especial. Funciona das 9h às 16h e não reabre as portas depois da partida.

Boulevard Shopping: sem alterações, expediente das 10h às 22h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação