Documentar é viver

Documentar é viver

postado em 06/08/2017 00:00
 (foto: National Geographic/Divulgação)
(foto: National Geographic/Divulgação)

Confesso que a chegada da tevê a cabo no Brasil (é... existiu uma época em que ela não estava entre nós. O streaming, então...) mudou de vez minha relação com os documentários.

Antes eu achava que era tudo chato, uma espécie de Globo repórter estendido. Saiba como vivem os elefantes das savanas africanas ou como dormem os saguis da Floresta Amazônica.

Agora, os canais expandiram essa visão. A oferta é tão grande que guarda surpresas para todo tipo de público.

Por exemplo: Estreia hoje, às 21h15, no National Geographic, Lady Di: Princesa do povo, produção que lembra os 20 anos da morte da eterna Princesa de Gales. Xi... lá vem um monte de entrevistas falando sobre Diana, as obras de caridade dela, o casamento com Charles, certo? Não!

O produtor executivo Tom Jennings resolveu dar voz à própria Diana. Com a autorização dela, uma série de conversas foram gravadas em 1991 para uma biografia. Assim, Lady Di: Princesa do povo é narrado em primeira pessoa pela princesa.

Dividida em seis episódios de cerca de 45 minutos cada um, a série documental The royals está na Netflix e também se debruça sobre a Família Real britânica.

Diana aparece em vários momentos e ganha um episódio ; Escândalos da realeza ; quase que só para ela. É... aqui despem Diana de um manto de pureza e bondade em que a envolvem quase sempre.

Assistir às duas produções permite que o espectador forme a própria imagem de Diana. A nós, público, cabe a pergunta: é tudo verdade?


Dicas do VINICIUS

  • Gypsy ; A série da Netflix divide opiniões aqui na redação e até na equipe do Próximo Capítulo. Desculpe, Luisa Ikemoto, mas eu fico do lado de quem gosta da produção. Adorei acompanhar a protagonista Jean Holloway (a linda e talentosa Naomi Watts), que cria uma segunda personalidade para fugir do marasmo. Mas não dá pra contar. Só vendo;
  • Pega pega ; A novela começou muito ruim, mas entrou nos eixos. Especialmente quando se assume mais cômica do que policial, a trama funciona. E ainda tem atores como Vanessa Giácomo, Marcos Veras, Thiago Martins, Irene Ravache e Marcos Caruso em boas atuações. A direção ágil do folhetim exibido na Globo, na faixa das 19h, também agrada.

NOVELAS

MALHAÇÃO / (Globo - 17h50)

Classificação indicativa 10 anos

Segunda-feira

Benê revela a Josefina que Deco é pai do filho de Keyla. Malu acha graça da exigência que o conselheiro fez a Edgar. Samantha sugere a Clara que ela se insinue para Guto para fazer ciúmes em sua irmã. K2 e K1 incentivam os alunos a falarem mal de Keyla e Ellen avisa à amiga. Roney demite Tato.

NOVO MUNDO / Globo ; 18h20

Classificação indicativa 10 anos

Quinta-feira

Quinzinho tenta mostrar a Joaquim o quarto com os segredos de Thomas. Anna conta a Leopoldina que Nívea é sua aliada. Joaquim solicita a Peter que ajude Quinzinho a falar. Anna se despede de Leopoldina. Domitila pede dinheiro a Thomas e entrega algumas das cartas de Dom Pedro a ele. Greta vê dois baús arrumados e acredita que Diara será expulsa de casa. Bonifácio questiona Dom Pedro sobre o filho que Benedita está esperando. Wolfgang decide sair de casa. Leopoldina recebe as cartas que Pedro enviou para Domitila e desmaia.

Pega pega / (Globo - 19h30)

Classificação indicativa 10 anos

Sábado

Siqueira tenta se aproveitar da confissão de Júlio para se autopromover perante à imprensa. Antônia conta a Douglas que Júlio roubou o hotel. Sandra Helena informa a Agnaldo que Júlio se entregou à polícia. Malagueta resolve se esconder na boate com Sandra Helena e Agnaldo. Pedrinho recebe de Siqueira a sua mala com os dólares.

CARINHA DE ANJO / (SBT - 20h30)

Classificação indicativa livre

Segunda-feira

Irmã Fabiana e Madre Superiora convencem Cecília a aceitar o convite para tornar-se professora do internato. Dulce Ribeiro e Franciely começam a namorar em segredo. Luciano e Frida se desculpam com Juju. Cecília conta a Estefânia e Gustavo, sobre seu retorno ao internato como professora e sobre seus planos para conseguir o perdão de Dulce. Haydee desabafa com Flávio.

A FORÇA DO QUERER / (Globo - 21h05)

Classificação indicativa 12 anos

Segunda-feira

Bibi expulsa Jeiza de sua casa. Aurora estranha quando Bibi coloca a bicicleta de Dedé no carro. Silvana conta seu plano para Joyce. Ritinha solicita a Zeca os papéis do divórcio. Ruy conversa com Amaro sobre sua experiência com o índio. Cibele pega a chupeta de Ruyzinho sem que Joyce perceba. Ivana comenta com Simone que começará a tomar hormônios. Cibele conta a Shirley que enviou a chupeta para ser analisada.

OS DIAS ERAM ASSIM /(Globo - 22h20)

Classificação indicativa 14 anos

Quinta-feira

Vitor ameaça tirar a guarda dos filhos de Alice. Amaral manda seus comparsas atacarem Josias. Vitor afirma a Cora que Alice ficará sozinha se insistir na separação. Alice se emociona com Renato e implora para que ele se mantenha afastado dela. Cora fala mal de Nanda, e Kiki se incomoda. Rimena fala para Laura que não deixará ninguém saber sobre sua gravidez. Renato avisa a Vitor que Lucas precisa de uma transfusão. Renato descobre que Vitor não é o pai de Lucas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação