Em vez de usar GPS, robô é guiado pela luz do Sol

Em vez de usar GPS, robô é guiado pela luz do Sol

postado em 18/02/2019 00:00
 (foto: Julien Dupeyroux, ISM (CNRS/AMU)
)
(foto: Julien Dupeyroux, ISM (CNRS/AMU) )



O que uma formiga e um robô têm em comum? Pesquisadores da Universidade de Aix-Marseille e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), ambos na França, têm uma resposta. Eles apresentaram, na revista Science Robotics deste mês, um androide com sistema de localização baseado em mecanismos biológicos do inseto. Nomeada de AntBot, a máquina foi projetada para explorar lugares em que sistemas tradicionais de geoposicionamento, como o GPS, não são eficientes. A exploração de ambientes desconhecidos após desastres naturais ou de áreas extraterrestres são alguns exemplos.

O ponto de partida do robô é uma característica presente em tipos específicos de formiga que vivem no deserto. Por conta do calor escaldante e da inviabilidade do uso de métodos naturais de localização, como os feromônios, esses insetos utilizam a radiação ultravioleta do Sol para se movimentar. Sob a direção da luz solar, podem andar centenas de metros para encontrar comida e retornar ao local de origem, graças a uma ;bússola; interna que indica o caminho de acordo com a luz polarizada do céu. Além disso, as formigas contam com um mecanismo chamado integração de caminho, que une a contagem de passadas à taxa na qual o solo se move pelo olho.

Com peso total de 2,3kg e seis pés para maior mobilidade, o AntBot tem uma bússola óptica responsável por determinar o percurso por meio de luz polarizada, além de 374 fotossensores e um sensor de movimento óptico direcionado ao Sol para medir a distância percorrida pela máquina. Em testes, a máquina percorreu até 14 metros, com erros de retorno de 6,47 centímetros. A criação só foi testada em ambientes com incidência forte de ondas ultravioletas e em locais nublados.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação