Limpando o corpo para 2020

Limpando o corpo para 2020

Manuela Ferraz*
postado em 05/01/2020 00:00
 (foto: Alfo Faiad/Divulgação - 9/9/11)
(foto: Alfo Faiad/Divulgação - 9/9/11)


Passado o período das festas de fim de ano, entramos em um momento de reorganização para encarar 2020 com força total. É comum nas ceias de Natal e ano-novo extrapolar na comilança e abrir exceções para os pratos gordurosos, mas o corpo pode cobrar esses excessos.

A dica de profissionais da área da saúde para realizar uma mudança na alimentação é iniciar o ano com um detox para limpar o organismo. ;Quando a pessoa está saindo de uma alimentação muito desregrada, rica em carboidratos e toxinas, que causam estresse ao organismo, indico começar a dieta com um detox, que traz benefícios fisiológicos para o sistema digestivo e é rico em vitaminas;, explica a nutricionista Catarine Camargo.

Nessa fase de detox, os sucos de vegetais e frutas; sopas, também de vegetais; algumas oleaginosas; e chás são itens que podem compor o cardápio. Essa foi a solução encontrada pela médica da servidora pública Ana Paula Dantas Favero, 35 anos, para que ela não ganhasse peso durante um tratamento de coluna. ;Fui orientada a tomar sucos e chás detox durante esse período;, conta.

A servidora passou a ter uma rotina rígida com alimentação. ;De manhã, tomo chá-verde com limão. E, durante o dia, alguns sucos com abacaxi, hortelã e termogênicos para acelerar o metabolismo. A dieta, combinada com massagens, ajudou muito a evitar retenção de líquido no corpo.;

Devido à pouca de quantidade de calorias ingeridas no detox, o método só pode ser usado por um tempo limitado e com auxílio de profissionais para fazer a transição para refeições menos líquidas de forma correta. Porém, o método pode ser utilizado mais de uma vez durante o ano. ;O melhor é fazer o detox em curtos períodos, de uma semana, ao longo do ano, por exemplo. Nos primeiros dias do ano, nos cinco dias seguintes do carnaval e assim por diante;, sugere Catarine.

Alguns cuidados
Assim como qualquer outra dieta, o método tem restrições. ;Diabéticos provavelmente não poderão fazer detox, pois não devemos restringir demais as calorias para não correr o risco de entrar em um processo de hipoglicemia. Para gestantes, crianças e idosos, a atenção também é redobrada, e a dieta de baixa caloria, pouco indicada;, esclarece a nutricionista.

Quem procura auxílio para desinchar e regularizar o intestino pode seguir as dicas do nutricionista Nicolas Villa Real. ;Os chás diuréticos de cavalinha, carqueja, hibisco e o chá-verde ajudam a eliminar o excesso de retenção hídrica, mas evite ingeri-los próximo ao horário de dormir. Uma alimentação com boas fontes de fibras, com frutas, verduras e legumes, aliada à ingestão hídrica adequada, já impacta de forma positiva no trânsito gastrointestinal. Quando o problema aperta, é interessante utilizar frutas de efeito laxativo, como mamão, kiwi e abacate;, ensina.

Mas não deixe o corpo parado! O momento de limpeza pode ser potencializado por um exercício físico adequado. ;A principal dica que posso dar para quem extrapolou nesse fim de ano é tentar voltar o quanto antes a se alimentar de maneira equilibrada e a realizar atividade física regularmente;, avalia Nicolas.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte




Desintoxicando!
Não abra mão de adicionar vegetais nos sucos, além das tradicionais frutas. Eles são fontes de fibras e têm diversas vitaminas, minerais e fitoquímicos que ajudam no processo de limpeza do corpo. Catarine Camargo indica: ;Tome sem coar para aproveitar todas as fibras;.

Os sucos podem ter diversas finalidades. Aqueles que ajudam na perda de peso e ganho de energia contêm ingredientes termogênicos para acelerar o metabolismo. Os de limpeza do organismo apostam nas verduras que nutrem e liberam o intestino, enquanto os calmantes podem utilizar maracujá, laranja e outras frutas com propriedades similares.



Para fazer em casa

O nutricionista Nicolas Villa Real selecionou alguns ingredientes para triturar no mixer ou liquidificador e produzir seu suco revitalizante para um início de ano com saúde e energia.

Suco de abacaxi, couve e spirulina
* 1 rodela de abacaxi
* 1 folha de couve
* 1 ramo de manjericão
* 1 colher de chá de spirulina em pó
* 1 pitada de canela
* 200ml de água de coco ou água e gelo a gosto




Suco de maçã, couve e gengibre
* 1 folha de couve
* Suco de 1/2 limão
* 1/3 de pepino
* 1 maçã
* 1 colher de chá de gengibre ralado
* 200ml de água de coco ou água e gelo a gosto




Suco de manga, limão e cúrcuma
* ; manga
* suco de 1/2 limão
* 1 colher de chá de cúrcuma em pó
* 1 pitada de pimenta-do-reino
* 1 colher de chá de gengibre ralado
* 150ml de água e gelo a gosto


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação