Quem foi Orlando Orfei?

Quem foi Orlando Orfei?

postado em 08/08/2015 00:00
 (foto: Kleber Sales/CB/D.A Press)
(foto: Kleber Sales/CB/D.A Press)

Rei do picadeiro

Há exatos 95 anos e um mês, nascia na província italiana de Trento aquele que é hoje considerado um dos maiores nomes do circo no Brasil. Fruto de cinco gerações de circenses ; tradição iniciada em 1820, quando o bisavô fugiu junto da amada para viver viajando com ciganos pela Itália ;, Orlando Orfei começou a carreira como palhaço aos 5 anos e não parou mais. Foi equilibrista, malabarista, ciclista acrobático e mágico dos 9 aos 18 anos, mas apenas em 1956 encontrou o que viria a ser sua verdadeira paixão: domar leões.

Dentro das jaulas, Orfei pintava e bordava com os felinos sem usar violência; ele abraçava e chegava a fazer a barba usando o rabo dos animais para espalhar a espuma durante o espetáculo. Foi atacado mais de 60 vezes ao longo da carreira.

Visionário, o domador foi o primeiro a utilizar lonas de plástico no circo, além de trocar a divulgação de espetáculos em panfletos por outdoors e revolucionar o sistema de aquecimento nas tendas com a calefação a diesel. Apaixonou-se pelo Brasil durante uma visita ao país, em 1968, e aqui fez turnês. Montou a sede de sua empresa na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, em 1970, onde morou até morrer, no último sábado (1;).



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação