Acidente com carro alegórico fere 8 no Rio

Acidente com carro alegórico fere 8 no Rio

Última alegoria da Paraíso do Tuiuti perde o controle por causa da pista molhada na Avenida e imprensa vítimas junto à grade de proteção da arquibancada. Radialista teve fratura exposta na perna e foi levada ao Souza Aguiar em estado grave

» VERA BATISTA Enviada Especial » MARIA DE JESUS RIBEIRO Especial para o correio
postado em 27/02/2017 00:00
 (foto: Reprodução/Twitter)
(foto: Reprodução/Twitter)

Rio de Janeiro ; Um grave acidente marcou o desfile da Paraíso do Tuiuti, a primeira escola a entrar na Marquês de Sapucaí no Grupo Especial do carnaval 2017. O último carro alegórico perdeu o controle na Avenida e imprensou oito pessoas junto à grade de proteção que separa as escolas de samba do público. Três vítimas precisaram ser levadas para o Hospital Souza Aguiar.


Maria de Lourdes Moura, 58 anos, teve fratura exposta nas duas pernas, traumatismo craniano e de face e está em estado grave. A fotógrafa Lúcia Melo teve traumatismo craniano leve e fratura exposta na perna esquerda; e Elizabeth JOfre quebrou o fêmur.


;Houve um esmagamento junto à grade, que poderia ter provocado um dano até maior. A gente evitou que a grade entrasse na barriga da pessoa. Todas saíram daqui conscientes;,explicou o coronel do Corpo de Bombeiros, André Luiz Teixeira Morgado. ;Foi horrível. Uma das senhoras presas na grade estava desacordada, perdeu muito sangue. As pessoas ficaram desesperadas, sem saber o que fazer;, contou Mônica Ferreira, que assistia o desfile no setor 1.


O resgate dessa jornalista foi o mais dramático, já que os bombeiros tiveram que serrar a grade para conseguir retirá-la do local e levá-la até uma ambulância em direção ao Hospital. Foram momentos de tensão. Na arquibancada, a população, que até então cantava o samba da escola que conseguiu participava do desfile do Grupo Especial após vencer o acesso no ano passado, calou-se, à espera do término do resgate. Quando os bombeiros tiveram êxito, uma explosão de palmas foi ouvida na dispersão da Sapucaí.

Imprudência

;O carro que entrou estava com roda maluca (sic) na frente. Com o advento da chuva, ele pendeu para um lado e depois pendeu para o outro. Duas pessoas ficaram feridas (de forma) mais grave e as outras se feriram (de forma) mais leve;, declarou o diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba, Elmo José dos Santos. Questionado se algo parecido já havia acontecido, Elmo disse que já, em anos anteriores. E criticou o que considerou uma imprudência dos espectadores e jornalistas. ;As pessoas ficam aqui acumuladas na pista e não em cima da calçada, como deveriam;.
Decorado com uma imensa Carmen Miranda, a alegoria também se chocou com a arquibancada e cabines de rádio no setor 1. Com o impacto, alguns integrantes da Paraíso do Tuiuti chegaram a cair do alto do carro. Ambulâncias precisaram entrar na Sapucaí para socorrer os feridos.


A Escola proibiu os integrantes de dar qualquer informação sobre o acidente. O motorista não teria habilitação e foi orientado a deixar o local. A destaque da Escola que estava no carro que se acidentou na pista, contudo, já havia se lamentado em uma rede social. ;Muito triste, nunca mais quero desfilar;, afirmou Karen Lessa. Um advogado da Riotur informou que carro da Tuiuti não sairia da dispersão enquanto não acontecesse a perícia, mas a Liesa alegou que isso prejudicaria os outros desfiles e o carro seria levado para uma área mais ao fundo. Policiais da 6; DP já estavam na dispersão para a realização da investigação.


O Paraíso do Tuiuti homenageou os 50 anos do movimento Tropicália com o enredo ;Carnavaleidoscópio Tropifágico;, mas não contou com as estrelas do movimento, como o cantor Caetano Veloso. Perto da meia-noite, entrou na avenida a segunda escola, a Grande Rio, que contou a vida e a trajetória da cantora baiana Ivete Sangalo. Emerson Dias, intérprete da Grande Rio, segunda escola a desfilar, lamentou o acidente com o carro da Paraíso do Tuiuti. ;Os nossos sentimentos a todas as famílias que tiveram acidente esta noite. Nossas condolências porque esse é um negócio estranho que não poderia acontecer;, lamentou.

Programação

Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro no segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí

22h ; União da Ilha
Entre 23h05 e 23h15 ; São Clemente
Entre 0h10 e 0h30 ; Mocidade Independente de Padre Miguel
Entre 1h15 e 1h45 ; Unidos da Tijuca
Entre 2h20 e 3h ; Portela
Entre 3h25 e 4h15 ; Mangueira
Fonte: Liesa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação