Brasília celebra Dia Nacional do Ciclista

Brasília celebra Dia Nacional do Ciclista

MARINA ADORNO ESPECIAL PARA O CORREIO
postado em 20/08/2018 00:00
 (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
)
(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press )

O Dia Nacional do Ciclista foi celebrado ontem com um café da manhã no Eixão. Na altura da 213 Sul, integrantes da ONG Rodas da Paz comemoraram a data, instituída pela Lei n; 13.508, de 2017. Próximo ao local fica a bicicleta branca que homenageia o ciclista Pedro Davison, atropelado em 19 de agosto de 2006.

O coordenador da ONG, Bruno Leite, explica que o objetivo do evento era celebrar a vida e a constante luta por ruas mais seguras. ;O atropelamento do Pedro foi para júri popular e considerado homicídio doloso. Representa um marco na luta pela paz no trânsito;, afirma.

Núbia Melo, 61 anos, tia de Pedro Davison, participou do café da manhã de confraternização e conscientização. ;A gente não podia deixar que isso fosse em vão;, disse. Ela lamenta que, em uma cidade tão propícia ao uso dessa forma de locomoção, ainda aconteçam tantos crimes de trânsito.

Há 10 meses, Renata Aragão, 59, perdeu o filho Raul. Ele foi atropelado enquanto andava de bicicleta na L2 Norte. ;Ele era um cicloativista, realmente vivia a bicicleta;, relembra. Para ela, a consolidação do Dia Nacional do Ciclista é uma conquista importante, mas, sozinha, não determina nada.

Renata foi vestida de palhaça e com um gorro de papai noel, a forma singela que encontrou de homenagear Raul. A mãe conta que era assim que ele se vestia para participar de eventos com crianças. ;Eu já participava das ONGs e ia aos eventos em apoio a ele, o Raul me envolvia. Depois da da morte dele eu passei a me envolver com mais responsabilidade.;

Vários ciclistas passaram pelo café da manhã. Também foram distribuídos balões brancos a todos os ciclistas que passeavam pelo Eixão do Lazer neste domingo, como forma de parabenizá-los pela data e também como ferramenta de conscientização.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação