Palavra de especialista

Palavra de especialista

postado em 04/07/2020 00:00
 (foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)
Caminhos abertos



O novo premiê, Jean Castex, não perturbará Emmanuel Macron com sua posição política, como Édouard Philip-pe estava começando a fazer. Philippe tem uma avaliação nas pesquisas de opinião pública melhor do que o próprio Macron e poderia ser uma ameaça ao presidente nas eleições de 2022. No entanto, a escolhe implica, também, que Macron estará mais exposto a críticas, agora, do que se mantivesse Philippe. A propósito, com Philippe fora do governo, o ex-primeiro-ministro poderia sentir-se livre para competir contra o ex-chefe, e a situação política degradar-se-ia ainda mais.

Macron declarou sua disposição de adotar uma agenda ;mais verde; para os dois últimos anos de mandato. Mas ele não precisou como fará isso, nem quando. A ideia de introduzir um imperativo verde na Constituição francesa, defendida por ele dias atrás, é repleta de perigos. Temos que esperar pela formulação precisa, mas ao consideramos o histórico do Tribunal Constitucional francês, podemos ser um pouco céticos em relação a esse plano.

Jacques Sapir, diretor da Faculdade de Estudos Superiores em Ciências Sociais, em Paris


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação