Decoração que cola

Decoração que cola

Criatividade e habilidade são as ferramentas necessárias para dar à casa um novo visual com o uso de cola e adesivos

Por Renata Rusky
postado em 03/09/2017 00:00
 (foto: Westwing/Divulgação)
(foto: Westwing/Divulgação)

Redecorar sem sujeira, sem gastar uma fortuna e de forma prática parece quase impossível. Mas o mercado oferece opções rápidas e econômicas para transformar o leiaute da casa. A mudança pode ser mais ou menos drástica, mas é possível realizá-la sem complicações, no esquema ;faça você mesmo;. Os adesivos dão essa liberdade: podem ser colados na parede, na cerâmica e ainda é possível usá-los para customizar móveis e utensílios domésticos. ;São adequados em qualquer ambiente. É uma maneira fácil de renovar sem o estresse da reforma;, garante o gerente de produto da Westwing, Lucas Alves.

Segundo Alves, a ideia é pensar nesses acessórios como um acabamento que pode mudar a atmosfera de um ambiente ou virar um detalhe especial. Desde que a superfície seja lisa e esteja bem limpa, é só colar. Isso é uma vantagem em relação aos papéis de parede, que exigem o uso de cola. ;Uma dica legal é aplicar com apoio de uma espátula e com a ajuda de alguém. Assim, fica mais fácil: uma pessoa abre e a outra faz a colagem;, sugere. Dá até para ousar mais, porque a praticidade é a mesma de retirar o material, já que os restos de cola são facilmente removidos.



Quando se fala em adesivos, imagina-se ambientes mais descontraídos e quartos de crianças, mas a analista de criação da QCola, Rebecca Requena, chama a atenção para o fato de que há diversas estampas. ;Tem sempre uma que combina exatamente com o espaço. Há vários modelos que podem dar um ar sofisticado, e até rústico, como os papéis que imitam tijolos;, cita.

Tudo varia de acordo com modelo escolhido. Algumas estampas passam um ar sofisticado pelas cores sóbrias e desenhos tradicionais, como formas geométricas, listras, flores. Já os tons vibrantes conferem mais descontração ao espaço, sendo perfeitos para home office, quarto de crianças e jovens. Nesses cômodos, os adesivos ficam mais interessantes, pois permitem usar ainda mais a imaginação.



Como colar

  • Primeiro. posicione o papel na parede e grude-o com fita crepe dos lados;
  • Use um prumo para checar se está totalmente reto e alinhado à parede.
  • Depois de bem alinhado, comece a retirar a parte de trás do adesivo, de cima para baixo, sem tirar as fitas crepes do lado;
  • À medida que retira a parte de trás do adesivo, passe a espátula para colar e evitar a formação de bolha de ar.
  • Para aplicar o segundo rolo em diante, é necessário sobrepor um adesivo ao outro pelo menos 1cm para dar o encaixe perfeito da estampa.
  • Somente quando chegar ao encaixe, certificar-se de que está totalmente reto, prenda o adesivo com fitas crepes e repita o processo do primeiro rolo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação