Invenção autodidata

Invenção autodidata

postado em 24/10/2014 00:00

O alemão Joseph Hubertus Pilates (1883 ;1967) foi o inventor do pilates de condicionamento físico, por volta de 1914. Nascido perto de Düsseldorf, quando criança, ele sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Na adolescência, prevendo o futuro numa cadeira de rodas, começou a estudar, como autodidata, anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso, desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. A partir daí, criou o próprio método e tornou-se obcecado em superar as limitações físicas.


Com a prática, ainda jovem começou a praticar ginástica e mergulho. Finalmente, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como os seguidores, a levar uma vida longa e saudável. Em 1923, seguiu com a esposa para Nova York e montou o primeiro estúdio nos Estados Unidos. Joseph morreu em 1967, aos 83 anos, após inalar muita fumaça quando tentava salvar o estúdio de trabalho de um incêndio. Hoje, os seguidores espalham o método ; que não se concentra só em exercícios padronizados ; pelo mundo afora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação