Lentos e tranquilos

Lentos e tranquilos

Alguns automóveis têm linhas que sugerem desempenho estonteante, mas não empolgam pela performance pífia. Confira a lista dos que apenas sugerem estar em alta velocidade

» Marcus Celestino
postado em 20/11/2014 00:00
 (foto: hexet.info/Reprodução da Internet )
(foto: hexet.info/Reprodução da Internet )
Velocidade é sinônimo de algumas marcas. No entanto, certos modelos não fazem jus às insígnias que carregam. Pensando nisso, mostramos determinados carangos que jamais figurarão no hall dos mais rápidos do mundo e nunca participariam de algum filme da franquia Velozes e furiosos. Até porque Toretto e companhia provavelmente prefeririam guiar um cortador de gramas a estas infames máquinas apresentadas na sequência.


Delorean DMC-12
Se Marty McFly dependesse de um DMC-12 original para alcançar 88 milhas por hora em De volta para o futuro, como ele estaria perdido! Sorte de Marty que o Doc Brown deu uma forcinha e um upgrade no belo, porém insosso, modelo desenvolvido pela empresa do visionário e muito louco John DeLorean. O ;esportivo; desenhado por Giorgetto Giugiaro tinha motor V6 da Volvo e daí você já pode chutar que ele não era lá tão esperto ; atingir 100km/h acima dos 10 segundos também serve para atestar isso.


Volkswagen Jetta
O TSI todo mundo conhece, com seus imponentes 211cv de potência. Mas e o ;Jetta bobão;? Equipado com motor 2.0 flex, que rende no máximo 120cv e 18,4kgfm de torque, o sedã parece mais o ex-meia da Seleção Brasileira Zinho, pois não sai do lugar nem por decreto.


Porsche 924

Ele nasceu como um projeto da Porsche, que seria comercializado pela Volkswagen. Contudo, devido à crise do petróleo, retornou às mãos da dona original e se tornou o portentoso sucessor do 914. É, se o predecessor já era devagar, imagine o que o seguiu. O 924 partia da mesma premissa, de ser o ;Porsche do povão;, veículo de entrada da marca, e isso é até bacana nele. Todavia, em termos de velocidade, jamais empolgou. O cupê dispunha inicialmente de um ridículo motor 2.0 de 96cv de potência aliado a uma caixa de quatro velocidades.


Ferrari Mondial
Uma Ferrari sempre será uma Ferrari ; veloz e atroz com seus adversários. Mas, como nem tudo são flores, a Mondial foge à regra. Infelizmente, os 214cv não eram o suficiente para empurrar os 1.445kg, e o carro ia da inércia aos 100km/h em 9,6 segundos. No entanto, ela é um dos maiores sucessos da história da marca, tendo mais de seis mil unidades produzidas em pouco mais de uma década na labuta.


Porsche 914
O Porsche 912 é um possante icônico. Seu sucessor também. Mas, tal qual certo ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, ficou mais marcado por ser tão vagaroso quanto uma montanha a qual nem a fé conseguiu mover. Este é o 914, histórico modelo de entrada da marca alemã. Comercializado em parceria com a Volkswagen, o conversível era equipado com motor 2.0 de 110cv (ou o medíocre VW 1.4 de 80cv de potência) e não andava absolutamente nada.


Hyundai Veloster
O Veloster é uma bomba. O modelo da Hyundai tem toda a pinta de esportivo graças ao seu capô longo, linha de cintura alta e teto descendente. No entanto, os alegados 140cv de potência do 1.6 16V com injeção direta caíram por terra quando a marca coreana viu seu ;supercarro; ser submetido a diversos testes no dinamômetro. Aí toda essa forcinha foi reduzida para simplórios 128cv.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação