Brasília-DF

Brasília-DF

por Denise Rothenburg deniserothenburg.df@dabr.com.br
postado em 31/03/2015 00:00

Alongar para pressionar
Engana-se quem pensa que o PMDB deseja estancar a crise política entre o governo e a base aliada no Congresso Nacional. A ordem, conforme relatos de parlamentares presentes às reuniões mais reservadas, é não aliviar a vida da presidente Dilma Rousseff, de modo a deixá-la dependente dos partidos. E tudo isso por um motivo muito simples: os peemedebistas estão convencidos de que, se Dilma melhorar sua performance junto ao eleitorado, partirá como uma leoa para cima deles, sem choro nem vela. Portanto, o ;alongamento da crise; é visto hoje como uma questão de sobrevivência.

Interminável
Não se fala em outra coisa na política que não seja a delação premiada de diretores da UTC. Há quem diga que é aí que mora o perigo.

A cada dia uma
Os parlamentares querem esperar mais um pouco para pressionar em torno da CPI do BNDES. Consideram que, por enquanto, a CPI da Petrobras e o indexador da dívida dos estados ; o tema da semana ; estão de bom tamanho para manter Dilma em desgaste.

Prazo fatal
Termina hoje o prazo que a Casa Civl deu aos secretários executivos na semana passada para enviarem os cortes que podem fazer em seus Orçamentos de modo a ajudar o governo.

Nada é acaso
A ex-presidente da Petrobras Graça Foster e o ex-secretário-geral da Presidência da República Gilberto Carvalho estavam no mesmo voo para o Rio de Janeiro.

Mensalão revival
O ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro praticamente repetiu as mesmas palavras ; inclusive o termo ;refundação; ; da época em que o PT se viu envolto no escândalo do mensalão. De sua fala pelo afastamento do tesoureiro, trocou apenas um nome: Saiu Delúbio Soares e entrou João Vaccari Neto.

É hoje!
O ministro Joaquim Levy que se cuide: tem parlamentar combinando provocá-lo hoje para ver se ele fala mal da chefe. Olho no discurso e trava na língua, Levy!


CURTIDAS



Em tempo de crise e dólar alto.../ O líder do PT no Senado, Humberto Costa (foto), aproveitou a semana curta e foi em missão oficial aos Estados Unidos. Volta no dia 4. Os outros 12 senadores do PT que cuidem de Joaquim Levy hoje na CAE. O partido tem sofrido com o desgaste de defender um pacote fiscal que não quer.

Voo da amizade.../ Clarissa Garotinho (PR-RJ) estava entre as deputadas que pegaram uma carona no avião oficial de Eduardo Cunha para São Paulo, para participar da campanha de Marta Suplicy em prol de mais mulheres no parlamento.

...E da disputa/ Foi uma correria entre as deputadas para ver quem, além do presidente, ocuparia as três poltronas de primeira classe. Ganharam a parada Tia Eron (PRB-BA) e Raquel Muniz (PSC-MG). Ao lado de Cunha, ficou a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ).

E na semana da Páscoa.../ Hoje tem audiência no Senado convocada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para debater um projeto de lei que obriga as empresas produtoras de chocolate a adotarem uma quantidade mínima de cacau em seus produtos. A maior pressão vem dos produtores baianos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação