Motorista é morto ao tentar invadir a NSA

Motorista é morto ao tentar invadir a NSA

postado em 31/03/2015 00:00
 (foto: Paul J. Richards/AFP - 1/6/06 )
(foto: Paul J. Richards/AFP - 1/6/06 )



Passava das 9h (8h em Brasília) quando o motorista de um utilitário se recusou a obedecer as ordens do controle de segurança, em um dos portões de acesso ao quartel-general da Agência de Segurança Nacional (NSA). A polícia abriu fogo no momento em que o carro acelerou em direção a uma viatura. No tiroteio, um suspeito foi morto e outro ficou ferido. Um agente da NSA também ficou ferido no incidente, ainda envolto em mistério. Oficiais afirmaram ao jornal The Washington Post que os dois homens estavam vestidos de mulheres, mas alertaram que a informação era ;preliminar;. ;Nós não acreditamos que isso esteja relacionado ao terrorismo;, declarou à emissora britânica BBC Amy Thoreson, porta-voz do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.

Agentes do FBI foram enviados ao local para entrevistar testemunhas. Dentro do veículo, os policiais encontraram cocaína e armas. Até o fechamento desta edição, nem as identidades nem as nacionalidades dos envolvidos tinham sido divulgadas. O subsecretário de imprensa da Casa Branca, Eric Shultz, disse que o presidente Barack Obama recebeu informações atualizadas sobre o caso. Imagens aéreas feitas por um helicóptero de uma emissora de TV mostravam dois carros ; uma viatura da polícia e um carro escuro, sem qualquer insígnia ;, próximos à base militar de Fort Meade. Além de abrigar a sede da NSA, a base também comporta várias agências federais de inteligência, de informação e de cibersegurança ligadas ao Departamento de Defesa norte-americano. Com 20km2, Fort Meade também serve de moradia para 40 mil pessoas, sendo 11 mil funcionários militares e 29 mil civis.

Atirador
Foi o segundo incidente envolvendo a NSA em menos de um mês. No último dia 4, um ex-agente penitenciário estadual foi preso, sob a acusação de participação em uma série de cinco tiroteios no estado de Maryland, um deles em Fort Meade. O carro de Hong Young, 35 anos, acabou reconhecido pelos policiais como sendo o mesmo veículo flagrado por câmeras de segurança durante os atentados. A NSA ganhou notoriedade recente depois que o ex-analista Edward Snowden revelou que a agência estava no centro de um megaescândalo de espionagem, o qual afetava inclusive chefes de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação