Penúria nas vias-sacras

Penúria nas vias-sacras

Neste ano, apenas a encenação do Morro da Capelinha, em Planaltina, recebeu dinheiro do governo local - e, mesmo assim, um terço dos recursos do ano passado. Dessa forma, o evento de Taguatinga não será realizado, pela primeira vez em quase 25 anos

» ISA STACCIARINI » MARYNA LACERDA
postado em 31/03/2015 00:00
 (foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press

)
(foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press )

A três dias do início da celebração da paixão e ressurreição de Jesus Cristo, fiéis se preparam para a semana santa. Entre as principais celebrações estão as vias-sacras encenadas (veja Programe-se). A mais tradicional delas é a do Morro da Capelinha, em Planaltina. No ano passado, 100 mil pessoas participaram da via-crúcis. Neste ano, o espetáculo será diminuído em virtude da redução da verba destinada pelo GDF ; a organização recebeu R$ 500 mil, um terço dos recursos. Por isso, cenários e figurinos serão reaproveitados. ;A qualidade continua, mas tivemos de cortar muitos eventos relacionados à semana santa. Desta vez, só teremos a via-sacra. Além disso, os shows de abertura e encerramento serão feitos por bandas locais, que aceitaram tocar sem pagamento de cachê;, explicou o coordenador do evento, Leonardo Magalhães.

No entanto, a via-sacra de Taguatinga, a segunda mais importante da capital, não ocorrerá, pela primeira vez em quase 25 anos. Os ensaios começaram no fim do ano passado, mas, por causa da dificuldade de caixa, nenhum valor foi repassado para a produção. ;Reunimo-nos duas vezes com o vice-governador e pedimos a destinação de, pelo menos, um terço da verba do ano passado, mas disseram não ter condições. Por isso, não temos como montar estrutura, som, telões e recursos pirotécnicos;, lamentou.

Em São Sebastião, a 20; edição da via-sacra local está garantida. Diferentemente do grupo de Planaltina, a equipe não levou verba da Secretaria de Cultura, mas segue com a programação e prevê atrair cerca de 20 mil pessoas. ;Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, dentro das nossas possibilidades;, afirmou a organizadora, Amanda Werneck. A falta de apoio financeiro os obrigou a reciclar o material usado em anos anteriores. ;Mas o que mais nos preocupa é a segurança do público, pois o GDF não nos deu nenhuma garantia de que teremos policiamento ou ambulâncias. Estamos contando com a ajuda do governo para que tudo dê certo;, afirmou a vice-coordenadora, Viviane Xavier.

No Recanto das Emas, a encenação acontece há 15 anos, promovida pela Paróquia São Gabriel. A produção conta com 200 voluntários e, neste ano, pretende receber cerca de 5 mil pessoas. O evento acontecerá no estacionamento da igreja, na QR 201. A encenação ganhou apoio da iniciativa privada.

Alternativas
O secretário de Cultura, Guilherme Reis, afirmou que o apoio às vias-sacras é importante, simbolicamente. ;Gostaríamos de ter ajudado todas as de caráter cultural, mas, neste momento, a escassez de recurso não permitiu. Decidimos apoiar, então, a mais tradicional e antiga e que mobiliza o maior público. A de Planaltina é um grandioso teatro a céu aberto;, disse.

Em todas as igrejas do DF, os horários das missas foram expandidos. O único dia em que a Igreja Católica não realiza essas celebrações é a Sexta-feira Santa. No horário da Paixão de Cristo, às 15h, as paróquias fazem um momento especial para a palavra de Deus e adoração à Santa Cruz. No sábado de aleluia, exalta-se a luz de Cristo. A Páscoa é a grande comemoração da ressurreição do filho de Deus, com até quatro missas em alguns locais.

Aqueles que seguem outras crenças poderão encontrar atrações como retiro, meditação e músicas no Distrito Federal e nos arredores da capital.

Metrô
O sistema metroviário funcionará na sexta-feira em horário de feriado, das 7h às 19h. No fim de semana, o atendimento será normal, das 6h às 23h30 (sábado) e das 7h às 19h (domingo). A tarifa custa R$ 2 no feriado de sexta-feira, no sábado e no domingo.

Retiros na Chapada
Para quem não professa a fé cristã ou vai aproveitar o feriado longe de Brasília, uma opção é ir para Alto Paraíso (GO). A cidade recebe dois retiros, um na área urbana e outro em uma fazenda. O Lama Santem coordena o encontro Nascendo no lótus: o caminho do Bodisatva, do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, na Casa de Cultura da cidade. O tema é a motivação como fator fundamental para o exercício do budismo. Na Pousada Paraíso dos Pândavas, ocorre o retiro de ioga. Durante os quatro dias de feriado, os participantes praticam a técnica, assistem a palestras sobre meditação e realizam passeios pela natureza.


Programe-se

Vias-sacras


Via-sacra de Planaltina
3 de abril
16h
Morro da Capelinha

Via-sacra de São Sebastião
3 de abril
18h
Morro Bela Vista

Via-sacra do Recanto das Emas
3 de abril
15h
Paróquia São Gabriel Arcanjo,
na QR 201, Lote 19

Via-sacra do Gama
3 de abril
20h
Estacionamento da Paróquia São Sebastião - A/E 2

Outros eventos religiosos

Auto da Paixão de Cristo
3 de abril
18h
Paróquia São Judas Tadeu, EQNL 9/11, A/E 22, Conjunto J, Taguatinga

Paixão de Cristo ; O musical
3 de abril
9h
Catedral Rainha da Paz

Escola de Profetas
2 e 6 de abril
Igreja Comunidade das Nações
Programação completa em www.comunidadedasnacoes.com.br/escoladeprofetas. Mais informações: (61) 3346-2121

Na Catedral Metropolitana de Brasília

Quinta-feira Santa
2 de março
Das 9h às 20h, com adoração
até a 0h


Sexta-feira da Paixão
3 de março
15h
Celebração da Paixão de Cristo, presidida por dom Sergio da Rocha


Sábado de Aleluia
Solene Vigília Pascal
4 de março
20h
Missas de domingo de Páscoa
10h30 e 18h

Retiros

Retiro Orientado da
Comunidade Shalom
De 2 a 5 de abril
Informações: (61) 3244- 6459

Retiro de Semana Santa da
Comunidade Obra de Maria
De 2 a 5 de abril
Informações: (61) 3386-6999

Retiro do Centro de Estudos
Budistas Bodisatva (CEBB), com o Lama Santem
Casa de Cultura de Alto Paraíso (GO), na Avenida Ary Valadão Filho, em frente à Câmara Municipal
De 3 a 5 de abril
Sexta-feira e sábado, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 20h às 21h30. Domingo, das 9h às 12h.
Informações: (61) 8218-2823

Retiro de ioga Paraíso dos Pândavas
De 2 a 5 de abril
Informações: (61) 9108-2009
Pousada Paraíso dos Pândavas, em Alto Paraíso (GO)







Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação