Quermesses paulistas

Quermesses paulistas

postado em 10/06/2015 00:00
 (foto: Juliano Alvarenga/CB/D.A Press)
(foto: Juliano Alvarenga/CB/D.A Press)

Se você estiver na maior cidade brasileira, o que não falta é opção de arraial para ir. Entre as diversas festas, o Turismo selecionou quatro opções, com entrada gratuita, ou valor baixo, para curtir o melhor da cultura nordestina com um toque paulistano.

São João de Nóis Tudim
Realizado no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), o são-joão apresentará diversas atrações, entre elas a dupla Caju e Castanha os grupos Bicho de Pé e Rastapé. Além dos shows, o público poderá aproveitar peças teatrais, festivais de quadrilhas, oficinas com aulas de dança de forró e apresentação de grupos folclóricos.

Para as crianças, haverá um parque de diversões, pau de sebo e jogos como dardos, argolas e pescaria. Na parte gastronômica, diversos restaurantes prepararão pratos típicos de todos os estados nordestinos. Respeitando a tradição dos festejos, nos dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), serão celebradas missas em homenagem aos santos. Entrada livre.

Quermesse do Calvário
Considerada uma das festas juninas mais tradicionais da cidade, a quermesse apresenta tudo que um bom arraial deve ter, como correio elegante, quadrilha e brincadeiras e bingo. São cerca de 20 barracas de comidinhas típicas dessa época como quentão, milho verde e bolos, outras nem tanto, como fogaça, bolinho de bacalhau e yakissoba. Música sertaneja anima todas as noites da festa. Cada ingresso da festa, no valor de R$ 10, dá direito a uma cartela de bingo para concorrer a três sorteios por noite. O problema, é que no local, só aceita pagamentos em dinheiro.

Quermesse da Nossa Senhora de Lourdes
A festa já é tradicional no bairro da Lapa, zona Oeste paulista. Com entrada franca, os visitantes podem aproveitar diversas barracas de pratos típicos, como caldo verde, quentão, vinho quente, pipoca, pizza e espetinhos. Haverá também, jogos para as crianças e jovens, shows de bandas e apresentação de artistas regionais no palco do Salão Paroquial.

Quermesse do Santíssimo Sacramento
A festa da paróquia no bairro da Vila Mariana, zona Sul da cidade, terá, assim como nas outras, barracas com vários tipos de comida caipira. No entanto, para esse ano, a quermesse inova ao oferecer pratos internacionais, como hot-dogs, hambúrgueres, lasanha, nhoque, bolinho de bacalhau, entre outros. O arraial contará também com diversas brincadeiras, como argola, boca do palhaço, canaleta, pula-pula, piscina de bolinha e bingo. O diferencial da Quermesse do Santíssimo Sacramento fica pela quadrilha apresentada aos domingos, onde qualquer pessoa pode dançar. A entrada é gratuita.


70 MIL PESSOAS
Estimativa de público previsto para participar da edição deste ano do Arraial de Belô






Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação