Formação é a aposta de várias marcas

Formação é a aposta de várias marcas

postado em 27/02/2018 00:00



Há outras marcas que apostam no desenvolvimento de jovens pilotos para que eles cheguem mais preparados às principais categorias do automobilismo mundial. Uma das mais antigas nesse quesito é a McLaren e o Young Driver Programme dela. O projeto da britânica teve início em 1989 e, desde então, descobriu campeões como Lewis Hamilton, Jenson Button e David Coulthard, todos vencedores na Fórmula 1. ;O McLaren Young Driver Program não foi criado para financiar apenas carreiras no automobilismo: ele foi projetado para oferecer orientações, assistência e endosso, ano a ano, a jovens pilotos promissores, independentemente da nacionalidade;, diz a página na internet do programa.

Em todas as iniciativas do gênero, os iniciantes são chamados com base em currículos, indicações de profissionais da área e testes e mais testes. Sempre com o objetivo de prepará-los para o profissionalismo do setor e a vontade de vencer. Assim é, por exemplo, com a Red Bull Junior Team, fundada em 2001, simultaneamente com a equipe principal. ;Os talentos internacionais escolhidos à mão receberiam treinamento profissional e contínuo em todas as áreas relevantes do automobilismo após o credo: ;competição desde o início;;, lembra o histórico da empresa. De lá saíram nomes como Daniel Ricciardo, Christian Klien e Sebastian Vettel.

Há marcas tradicionais que entraram tarde nesse tipo de formação. A Renault Sport Academy, por exemplo, surgiu em fevereiro de 2016. A Driver Academy da Ferrari, por sua vez, começou sob a inspiração do brasileiro Felipe Massa. O primeiro piloto a ser formado lá foi Jules Bianchi, em dezembro de 2009. Hoje, os jovens contam com o Câmpus Ferrari, no circuito de Fiorano, na Itália. ;O objetivo é moldar o piloto de diferentes pontos de vista: pessoal, físico, atlético, mental e nutricional, aprimorando as técnicas de condução, mas também para introduzir os aspectos econômicos e o marketing do esporte automotivo, assim como a relação com a mídia;, define o programa.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação